quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A Sarça Ardente: a Virgem Maria





Comentávamos em artigos anteriores a estreita vinculação e continuidade entre o Antigo e o Novo Testamento. Aquele são as promessas feitas por Deus ao Seu Povo; o último, é o cumprimento e realização dessas promessas, sem contradições, nem oposições entre ambos os testamentos. Desta maneira, podemos contemplar as maravilhas e o mistério insondável dos propósitos de Deus para a realização da redenção do cosmos e de toda a criação.

Deste modo, a participação da Santíssima Virgem Maria não é acidental, nem circunstancial no Mistério da Encarnação do Verbo de Deus. Esta participação está anunciada e prefigurada em várias passagens do Antigo Testamento. Hoje, apresentamos o sugestivo episódio da Sarça Ardente (Ex 3:1-4:18) e sua vinculação com a Anunciação (Lc 1:27-3t). Utilizaremos como base o trabalho do Monsenhor Sérgio Martins, da Igreja Ortodoxa de Portugal “As Prefigurações da Virgem Maria no Antigo Testamento”:

“Apascentava Moisés o rebanho de seu sogro no Monte Sinai (...) e apareceu-lhe o anjo do Senhor, em uma chama da fogo do meio de uma sarça e olhou e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia (...) Ex 3:1-5.

A Sarça Ardente prefigura a Mãe de Deus porque o Senhor, tal como a Sarça, veio habitar no Seu seio sem a “consumir”, isto é, sem alterar a sua virgindade. O Verbo Imaculado não a queima, antes, a fecunda e ilumina. Ao nascer do ventre de Maria mantém intacta a sua virgindade, como uma tripla virgindade, pois se mantém antes, durante e após o parto.

Tanto na Encarnação como no episódio da Sarça Ardente, é o Verbo que se manifesta. Sobre o Monte Sinai dirige-se a Moisés através de um me vegetal, produzido pela terra e deixa-o intacto. Em Nazaré é Ele próprio que encarna silenciosamente no ventre de Maria sem a afetar a sua pureza. A Virgem está, portanto, perfeitamente representada na Sarça e, como nos ensina o Bem- Aventurado Bispo João de Denys “sua maternidade é fogo, e sua virgindade, os ramos que não se consomem”.

No episódio da Sarça é possível encontrar semelhanças com a Anunciação. Em ambos os casos aparece um anjo, manifesta-se o Verbo, tanto Moisés como Maria ao serem chamados respondem: “Eis-me aqui”; ambos são informados da missão que Deus lhes atribui, exprimem dúvidas, mas ambos comprem a vontade do Senhor. O fogo representa a maternidade de Maria, a Sarça prefigura a Virgem e em ambos a Santidade está presente.

Vejamos os paralelos entre os dois episódios:

  1. Mensageiros: “Apareceu-lhe o anjo do Senhor (Ex 3:2); “Foi o anjo Gabriel enviado por Deus”(Lc 1:26).

  1. Chamamentos: Moisés, Moisés” (Ex 3:4); “Salve agraciada” (Lc 1:28).

  1. Fogo-Maternidade: “Uma chama de fogo do meio de uma sarça” (Ex 3:2); “Em teu ventre conceberás” Lc 1:31.

  1. Integridade-Virgem: Ex 3;2 “A sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia’; Lc 1:35 “A virtude do Altíssimo te cobrirá com Sua sombra”.

  1. O Verbo de Deus: Ex 3:7 “E disse o Senhor.”; Lc1:28”O Senhor é contigo”, 1:31 ‘Por-lhe-ás o nome de Jesus”.

  1. Disponibilidade. Ex 3:4 “Eis-me aqui”; Lc 1:38 “Eis-me aqui a serva do Senhor”

  1. Santidade (Ex 3:5) O lugar em que estás é terra santa”; Lc 1:28 “Bendita Tu entre as mulheres”.

  1. Missão: Ex 3:10 “Eu te enviarei a Faraó, para que tiros o meu povo do Egito; Lc 1:31 “Eis que em teu ventre conceberás um filho, e por-Lhe-ás o nome de Jesus”.

  1. Dúvida Ex 3:11 “Quem sou eu? 3:13 “Que lhes direi?”Ex 4:1 “Não me crerão...”; Lc 1:34 “Como se fará isto visto que não conheço varão?’.

  1. Aceitação; Ex 4:18 “Eu irei agora e tornarei aos meus irmãos que estão no Egito”; Lc 1:38 “Cumpra-se era mim segundo a tua palavra!”




Arcipreste Alexis Peña-Alfaro

Paróquia da Dormição da Mãe de Deus

Vigário Geral da Igreja Sérvia no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário