Comentávamos em artigos
anteriores a estreita vinculação e continuidade entre o Antigo e o Novo
Testamento. Aquele são as promessas feitas por Deus ao Seu Povo; o último, é o
cumprimento e realização dessas promessas, sem contradições, nem oposições
entre ambos os testamentos. Desta maneira, podemos contemplar as maravilhas e o
mistério insondável dos propósitos de Deus para a realização da redenção do
cosmos e de toda a criação.
Deste modo, a participação da
Santíssima Virgem Maria não é acidental, nem circunstancial no Mistério da
Encarnação do Verbo de Deus. Esta participação está anunciada e prefigurada em
várias passagens do Antigo Testamento. Hoje, apresentamos o sugestivo episódio
da Sarça Ardente (Ex 3:1-4:18) e sua vinculação com a Anunciação (Lc 1:27-3t).
Utilizaremos como base o trabalho do Monsenhor Sérgio Martins, da Igreja
Ortodoxa de Portugal “As Prefigurações da Virgem Maria no Antigo Testamento”:
“Apascentava Moisés o rebanho de
seu sogro no Monte Sinai (...) e apareceu-lhe o anjo do Senhor, em uma chama da
fogo do meio de uma sarça e olhou e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não
se consumia (...) Ex 3:1-5.
A Sarça Ardente prefigura a Mãe
de Deus porque o Senhor, tal como a Sarça, veio habitar no Seu seio sem a
“consumir”, isto é, sem alterar a sua virgindade. O Verbo Imaculado não a
queima, antes, a fecunda e ilumina. Ao nascer do ventre de Maria mantém intacta
a sua virgindade, como uma tripla virgindade, pois se mantém antes, durante e
após o parto.
Tanto na Encarnação como no
episódio da Sarça Ardente, é o Verbo que se manifesta. Sobre o Monte Sinai
dirige-se a Moisés através de um me vegetal, produzido pela terra e deixa-o
intacto. Em Nazaré é Ele próprio que encarna silenciosamente no ventre de Maria
sem a afetar a sua pureza. A Virgem está, portanto, perfeitamente representada
na Sarça e, como nos ensina o Bem- Aventurado Bispo João de Denys “sua
maternidade é fogo, e sua virgindade, os ramos que não se consomem”.
No episódio da Sarça é possível
encontrar semelhanças com a Anunciação. Em ambos os casos aparece um anjo,
manifesta-se o Verbo, tanto Moisés como Maria ao serem chamados respondem:
“Eis-me aqui”; ambos são informados da missão que Deus lhes atribui, exprimem
dúvidas, mas ambos comprem a vontade do Senhor. O fogo representa a maternidade
de Maria, a Sarça prefigura a Virgem e em ambos a Santidade está presente.
Vejamos os paralelos entre os
dois episódios:
- Mensageiros: “Apareceu-lhe o anjo do Senhor (Ex 3:2); “Foi o anjo Gabriel enviado por Deus”(Lc 1:26).
- Chamamentos: Moisés, Moisés” (Ex 3:4); “Salve agraciada” (Lc 1:28).
- Fogo-Maternidade: “Uma chama de fogo do meio de uma sarça” (Ex 3:2); “Em teu ventre conceberás” Lc 1:31.
- Integridade-Virgem: Ex 3;2 “A sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia’; Lc 1:35 “A virtude do Altíssimo te cobrirá com Sua sombra”.
- O Verbo de Deus: Ex 3:7 “E disse o Senhor.”; Lc1:28”O Senhor é contigo”, 1:31 ‘Por-lhe-ás o nome de Jesus”.
- Disponibilidade. Ex 3:4 “Eis-me aqui”; Lc 1:38 “Eis-me aqui a serva do Senhor”
- Santidade (Ex 3:5) O lugar em que estás é terra santa”; Lc 1:28 “Bendita Tu entre as mulheres”.
- Missão: Ex 3:10 “Eu te enviarei a Faraó, para que tiros o meu povo do Egito; Lc 1:31 “Eis que em teu ventre conceberás um filho, e por-Lhe-ás o nome de Jesus”.
- Dúvida Ex 3:11 “Quem sou eu? 3:13 “Que lhes direi?”Ex 4:1 “Não me crerão...”; Lc 1:34 “Como se fará isto visto que não conheço varão?’.
- Aceitação; Ex 4:18 “Eu irei agora e tornarei aos meus irmãos que estão no Egito”; Lc 1:38 “Cumpra-se era mim segundo a tua palavra!”
Arcipreste Alexis Peña-Alfaro
Paróquia da Dormição da Mãe de Deus
Vigário Geral da Igreja Sérvia no Brasil
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