quinta-feira, 26 de março de 2015

Theotokion



A Theotokion (em grego: Θεοτοκίον) é um hino a Virgem Maria, a Theotokos (Mãe de Deus), que é lido ou recitado (tropários ou estiquérios) durante os Serviços Divinos (horas canônicas e Liturgia Divina) da Igreja Ortodoxa .

No século V, Nestório, Patriarca de Constantinopla (428-431), atacou publicamente o uso do termo Theotokos para descrever a Virgem Maria. Sua opinião causou um rebuliço na igreja e levou à sua deposição como Patriarca. A razão para isso é que o termo "Theotokos" é entendida pelos cristãos ortodoxos apenas com um significado piedoso, mas também teológico: ao chamar a Virgem Maria a "Mãe de Deus", afirma-se que Cristo possui uma natureza humana, bem como uma Natureza Divina (ao contrário de ser puramente divina). Esta é uma compreensão essencial na doutrina ortodoxa da theosis. Assim, o título de "Theotokos" é tanto uma declaração a respeito de Cristo e da Encarnação, pois é sobre a própria Virgem Maria; é esta visão particular da Encarnação que permite a Virgem Maria receber esse título.

Após a derrota do Nestorianismo no Primeiro Concílio de Éfeso, em 431, o uso do theotokion durante o curso dos Serviços Divinos foi aumentada gradualmente. Hoje, cada serviço da Igreja Ortodoxa contém theotokion. A inclusão de Theotokion em cada serviço às vezes é credenciada para o Pedro o Pisoeiro, monofisista Patriarca de Antioquia (471-488), Um oponente ardente do Nestorianismo.

Theotokios geralmente ocorrem no final de uma série de tropários ou estiquérios, geralmente após o verso: "(Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo), agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém. "

A Stavrotheotokion é um hino à Theotokos, que também se refere à Crucificação de Cristo. A correlação entre o Theotokos e a Cruz é natural por que a Virgem Maria esteve diante da Cruz ao longo de todo caminho da Paixão. Stavrotheotokia ocorre mais comumente nas quartas-feiras e sextas-feiras, dias que são dedicados à comemoração da Cruz.

O theotokion que ocorre no final do "Senhor, a Ti clamo" nas Vésperas é chamado de Dogmaticon porque o texto do hino é sobre o mistério da Encarnação de Cristo. É durante o Dogmaticon que a Pequena Entrada é feita durante as Vésperas. O Dogmaticon é muitas vezes cantado de forma solene e enquanto o coro canta-se o diácono ou sacerdote incensar o ícone da Theotokos, a Iconostasis. A Pequena Entrada também é feita durante a Divina Liturgia enquanto o coro canta o theotokion que acaba com as Bem-aventuranças.

Theotokion de todos os tipos são encontrados no Horologion, Octoechos, Triódion, Pentecostário e outros livros litúrgicos.

A maior e mais popular devoção envolvendo um theotokion é o Acatiste a Theotokos. Este é solenemente cantado no quinto sábado da Grande Quaresma, e muitas outras vezes durante o ano, em ambas as devoções públicas e privadas.

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