sexta-feira, 29 de abril de 2016

Questões sobre Judas.


pelo Pe Máximus do Santo Mosteiro de Paramythias em Rodes

1. É digno de admiração que Judas tenha traído seu Mestre mesmo tendo visto tantos grandes milagres?

Judas, inicialmente, deve ter sido bom. Coo os outros discípulos de Cristo, ele deixou a família e o trabalho para seguir o Messias.

Certamente ele deve ter sofrido dificuldades em suas viagens durante o minitérios público de Cristo durante 3 anos. Cristo enviou seus discípulos em missão às cidades e aldeias para preparar o povo.

Os discípulos, em seguida, juntamente com Judas, pregou que o Messias viria e que confrimaria as suas palavras com Milagres (Mateus 10:1-8). Judas foi particularmente honrado por Cristo para manter os fundos comuns. A partir disso ele iria fazer comprar e dar dinheiro aos pobres em filantropia (João 13:29). Quando Cristo começou desde a Galiléia até a Judeia para ser sacrificado, udas segui-o, ouvindo as palavras de seu companheiro Tomé: "Vamos nós também, para morremos com ele" (João 11:16).

O Evangelista João escreve que Judas tinha uma certa paixão pela avareza (João 12:6). Parece que ele estava comprometido com essa paixão, e levado à infidelidade contra Cristo. A avareza abriu sua alma a Satanãs, dando direitos ao Maligno.

O Evangelista Lucas (Lucas 22:3) escreve que antes Judas consultou os chefes dos sacerdotes sobre a traição e entrou nele Satanás. Isto é confirmado pelo Evangelista João (João 13:2), dizendo que Satanás colocou a traição do coração de Judas. O mesmo evangelista diz que no final da Mística Ceia, Satanás entrou novamente em Judas (João 13:27). Vejamos: em Betânia os pés de Cristo foram ungidos por uma mulher com mirra muita cara. Judas com os outros discípulos ressentido queixou-se (Mateus 26:8 e João 12: 4-6). Este protesto é um sinal de que eles questionaram a infabilidade de Cristo: como Ele permitiu isso? Quando Cristo entrou em cena e pediu para não amargar a mulher por sua manifestação de amor, pois, ela preparou seu corpo para o enterro, os outros humildemente silenciaram, mas, Judas estava irritado e influenciado por Satanás saiu para traí-lo. O egoiísmo o cegou. Certamente Judas não acreditava na divindade de Cristo, Um Deus merece toda a honra e sacrifício, não a traição. Ele queria ser um professor para Cristo. Na verdade, ele escondeu sua avareza sob a cobertura de estar interessado nos pobres. Pecadores geralmente tentam cobrir seus pecados e justifica-los.

Através da mediação de Judas, os principais sacerdotes se alegraram (Marcos 14:11 e Lucas 22:5). Porque agora eles poderiam prender Cristo longe da multidão durante a noite, enquanto todos dormiam. Judas, mesmo prometeu abertamente a eles e lhes deu uma promoessa de que Cristo seria entregue sem a presença de uma multidão (Lucas 22:6).

A cauda da traição não era tanto a ganância, mas, seu ego. Se ele fosse apenas um avarento, ele teria deixado seu pobre professor Cristo antes. Embora ele eventualmente recebesse dinheiro não abandonou Cristo. Agora ele o abandonava por causa de seu ego elevado. Se ele não tivesse um grande ego teria continuado roubando e não trairia seu Mestre. Certamente ele era avarento, pois, recebeu dinheiro para trair Cristo.

Talvez Judas, quando perdeu sua fé na origem divina de Cristo, começou a explicar os milagres de Cristo, assim como os fariseus, como energias demoníacas. Egoísmo obscurece o homem, para que não possa discernir o que é o certo.

Judas foi cegado pela avareza, egoísmo e pelo diabo e não sabia para onde estava indo.

2. A traição de Judas era inevitável e tinha de ser feita?

Que um discípulo se tornaria um traidor, Deus o previu. Além disso, Davi também profetizou no Antigo Testamento (Salmos 41:9). Cristo profetizou muitas vezes. Cristo de antemão conhecia a traição, mas, não a premeditou. ele profetizou porque ele sabia que isso iria acontecer. deus viu a traição e a previu. A presciência de Deus não tem culpa, mas, a escolha de Judas sim.

Depois da multiplicação dos cinco pães e dois peixes, muito antes de sua Paixão, Jesus falou da Santa Comunhão , Seu corpo e sangue, e alguns discípulos lhe disseram: "este é um duro discurso" e deixou-o. Cristo, então, disse aos Doze: "Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente." Jesus respondeu: "Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo." Aqui ele estava falando de Judas (João 6:60-71). Aqui Cristo diz algo paradoxal: "Se eu escolhi vocês, entre vós a um traidor".

O sacrifício de Cristo na cruz foi muito doloroso, tendo sido traído por seu discípulo. Essa traição nos ensina que todos nós, que estão perto de Cristo estão e perigo de traição. Judas é um modelo de futuros traidores. Se o discípulo de Cristo que viu os grandes milagres de Cristo traiu, quão maior é o perigo para nós que não vimos a Cristo e Seus milagres?

Cristo teria sido preso e sacrificado sem a mediação de Judas. Não é possível para o Deus Benevolente usar uma pessoa em seu plano para levá-lo à danação eterna. Se Judas tivesse buscado a piedade, Ele não teria permitido que ele tivesse cometido suicídio.  Judas mostra a grande corrupção das pessoas e a necessidade do sacrifício divino.

3. Por que Cristo permitiu que seu discípulo Judas o traísse?

Cristo muitas vezes tentou dissuadi-lo da traição. muitos antes de sua Paixão, Jesus repetidamente (Mateus 12:40; 16:21-28; 17:12,22-23; 20:17-19) preparou seus discípulos para a Paixão. Disse-lhes que ele iria sofrer muito, seria rejeitado pelos líderes religiosos, seria morto e no terceirto dia ressuscitaria.

Em um prenúncio da sua Paixão (Mateus 16:21-28), Pedro respondeu e pediu que sua Paixão não ocorresse. Jesus respondeu a Pedro: "Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens". Ele então perguntou aos discípulos se negariam e disse: "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?". Estás palavras foram um aviso difícil para Judas, que perdeu sua alma por trinta moedas de prata.

Na Mística Ceia, após a lavagem dos pés dos seus discípulos, Cristo disse: "Ora vós estais limpos, mas não todos." (João 13:10-11). ele sabia quem iria traí-lo. Então, embora ele estivesse ensinando a humildade ( por isso mesmo Ele lavou os pés dos discípulos), Ele adverte Judas novamente dizendo a profecia de Davi (Salmo 41:9): "Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar". A ansiedade hipócrita de Judas foi abalada devido à perda de sua alma por Ele ter indicado claramente que alguém iria traí-lo (João 13:21). udas novamente fez alguma coisa por ignorância. Cristo se refere a ele implicitamente dizendo: "E ele, respondendo, disse: O que põe comigo a mão no prato, esse me há de trair.
" (Mateus 26:23). E embora Judas continua-se a esconder-se, Cristo diz de forma ameaçadora: "ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido." (Mateus 26:24). E enquanto todos estavam dizendo: "sou eu?", Judas, afim de não mostrar-se pelo silêncio, também perguntou a Jesus sem vergonha "sou eu?" e Cristo disse-lhe: "Tu o disseste", ou seja, é como você diz.

Seu discípulo amado diz que Cristo no Getsêmani derrubou Judas e os soldados quando eles se aproximaram (João 18:5-6). Judas não se moveu, mas, hipocritamente saudou Jesus dizendo "Hail Rabi!" e beijou-o com ternura (Mateus 26:49). Cristo não fala mal com ele, mas, diz-lhe: "Amigo, a que vieste?" (Mateus 26:50). Lucas 22:48, completa as palavras de Cristo com uma pergunta: "com um beijo trais o Filho do Homem?". Como se Ele lhe dissesse: Eu sei por que você veio, és um traidor; seu beijo quente não me engana.

Cristo tentou avisá-lo. Judas, porém, foi inflexível em sua traição.

4. Talvez Judas tenha traído Cristo por Ele não os libertar dos romanos?

Cristo nunca falou em revolução com armas. Suas advertências sobre sua Paixão nunca incluíram uma possível revolução. Se Judas era um fanático, ou um revolucionário, ele deveria ter esperado que Cristo mostrasse mais tarde seu poder divino e libertasse o povo. Com sua traição levou Cristo a obscuridade. Com a morte de Cristo, ele não ganhou nada para a causa de uma revolução; Se Cristo desiludiu Judas, ele deveria ter abandonado Ele e esperado por um Messias libertador.

Também um Judas revolucionário não justifica ser um traidor e enforcar-se. Quando ee devolveu o dinheiro, ele disse aos sacerdotes: "Entreguei sangue inocente" (Mateus 27:4). O Judas revolucionário teria mantido o dinheiro para as necessidades da esperada revolução. Seu enforcamento não altera o estado do domínio romano.

Todas as pessoas estavam à espera de um Messias libertador. Quando Cristo multiplicou os cinco pães e os dois peixes e milhares de pessoas comiam, aqueles que comiam disseram: "Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo. Sabendo, pois Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte" (João 6:14-15).

E os discípulos de Cristo esperavam a libertação do Messias. Na verdade dois de seus mais próximos, os irmão Tiago e João, juntamente com sua mãe, pediram a Cristo que, quando ele estivesse preste a ser o rei em Jerusalém, colocá-los à esquerda e à direita do seu trono. Cristo explicou-lhes que a amarga taça da sua Paixão o aguardava em Jerusalém ( Mateus 20:20-23). Eles, no entanto, não traíram seu Mestre.

Judas não era um revolucionário, mas, gostava de emoções fortes era egoísta e avarento.

5. Judas não se arrependeu quando devolveu as trinta moedas de prata aos sumos sacerdotes e disse-lhes que ele pecou, entregando-lhes o sangue inocente?

O verdadeiro arrependimento é uma coisa, simpes remorso é outra. O verdadeiro arrependimento é caracterizado pela tentativa de corrigir o mal, enquanto o simples remorso é uma mudança de mente, sem qualquer tentativa de corrigir o mal. Judas reconheceu seu erro, mas, ele não fez nada para corrigi-lo. Se ele realmente se arrependesse, ele teria ido encontrar Cristo e com lágrimas pediria perdão, como Pedro.

Quando ele cometeu suicídio mostrou que seu ego agora operava para a auto-destruição. Obviamente também o diabo tinha influência e levou-o ao desespero.

traduzido de http://www.johnsanidopoulos.com/2013/05/questions-about-judas-answered.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário