A equipe do Blog Aurora Ortodoxia tem a grande honra de entrevistar o Rev. Arcipreste Alexis Peña-Alfaro, Vigário-Geral para o Brasil da Diocese das Américas do Sul e Central do Patriarcado Ortodoxo Sérvio. Casado com Maria, pai de Antônio e Natália, Arcipreste Alexis é psicólogo e professor universitário no nordeste brasileiro. Natural de El Salvador, vive no Brasil desde há muito tempo, dedicando-se ao trabalho missionário e catequético tanto em sua paróquia como em novas missões da Igreja Sérvia espalhadas pela América Latina. Autor de algumas obras, ele coordena igualmente o sêlo editorial das Edições ‘São Tiago d´Alfeu e Santo Estevão, Déspota Sérvio’ da referida Eparquia.
AuroraOrtodoxia: Primeiramente,
Arcipreste Alexis, a sua bênção! Muito obrigado por esta oportunidade. Por
favor, vamos começar por falar de Nordeste Ortodoxo. Desde quando e como tudo
começou nesta região no que concerne a fé ortodoxa?
Arcipreste Alexis: Em
primeiro lugar, agradeço a Deus por conhecer a Igreja Ortodoxa e dela fazer
parte como fiel e como clérigo, um servo indigno e inútil. Ao mesmo tempo,
agradeço também pela oportunidade desta entrevista. Que Deus abençoe o vosso
trabalho.
Em relação a presença da
Ortodoxia no nordeste brasileiro devemos lembrar que pouco antes do fim do
século XIX começou com a imigração de comunidades ortodoxas antioquenas,
gregas, russas e ucranianas, mas a Igreja era voltada apenas a estas
comunidades, não existia um trabalho missionário para os não ortodoxos, até
porque os serviços litúrgicos eram celebrados nas suas línguas de origem, o
árabe, o grego, o russo e o ucraniano pelo que dificilmente um brasileiro
poderia participar e mais ainda ser um membro efetivo da Igreja. Esta imigração
se deu principalmente no sul e sudeste do Brasil.
Arcipreste Alexis Sagrada Liturgia em Aldeia |
Portanto, pelo menos aqui em
Recife não havia até a década de oitenta nenhuma Igreja Ortodoxa. A história da
missão ortodoxa brasileira em linhas gerais começou com um grupo de pessoas
interessados no estudo das antigas tradições espirituais, as doutrinas
orientais sobre cosmologia, metafísica, mitologia e outras disciplinas que
compunham o que se denominava de “esoterismo”, o que era na verdade fruto do
desencanto para com a falta de sentido e significado do que hoje se denomina de
modernidade ou pós-modernidade que vê o mundo apenas como uma realidade
puramente materialista.
Com isto, a redescoberta que o a
criação era “sagrada” nos deu um caminho para buscar uma tradição espiritual
verdadeira. Isto nos conduziu a descobrir a Ortodoxia por meio de um padre
ortodoxo português Monsenhor Atanásio, jornalista tradutor de um dos autores
que nos utilizávamos nessa época. Depois de uma visita ao Brasil em 1985,
articulamos uma visita ao Metropolita Gabriel de Lisboa em Portugal onde
conhecemos a Igreja Ortodoxa no Mosteiro de Mafra, em junho de 1986.
Arcipreste Alexis sendo crismado pelo Metropolita Gabriel de bem-aventurada memória Santo Mosteiro de Mafra - Portugal, 1986 |
Desta visita resultou a ordenação
de dois sacerdotes [Paulo e Alexis] e em agosto de 1986 iniciamos a missão
brasileira em Recife e Rio de Janeiro. Posteriormente a Igreja Ortodoxa de
Portugal foi recebida pela Igreja Autocéfala da Polônia no ano de 1990. No ano
de 1992 foi criada a Diocese do Rio de Janeiro e Olinda-Recife com um prelado
local. Durante este período foram criadas diversas missões e foram ordenados
presbíteros e diáconos brasileiros.
No entanto, no ano 2000, após uma
peregrinação à Terra Santa surgiram diversos problemas nesta diocese brasileira
com os prelados o que obrigou aos sacerdotes do nordeste a buscarem outra
jurisdição canônica, encontrando abrigo na Igreja Ortodoxa Sérvia nos Estados
Unidos, da Diocese do Leste da América, de S.E Dom Mitrofan.
A Diocese de Buenos Aires e
América do Sul e Central do Patriarcado Sérvio, a qual pertencemos, foi criada em
2010. Atualmente ela está sob os cuidados do Metropolita Amfilohije de
Montenegro e Litoral, Hierarca-Administrador.
Arcipreste Alexis e Sacerdote Jairo Recife |
AuroraOrtodoxia: Sabemos que o senhor tem grande experiência enquanto sacerdote ortodoxo, fale-nos de sua Paróquia. A que Jurisdição Eclesiástica pertence? Onde se localiza? Como se organiza, ora e vive?
Arcipreste Alexis: Sobre
a minha experiência na Igreja Ortodoxa, fui ordenando ha mais de 28 anos e se
Deus ajudar um dia serei ortodoxo, pois estamos sempre aprendendo e nunca
estamos prontos. A Ortodoxia não é uma religião, mas uma forma de vida. Sempre
agradeço a Deus que me chamou ao serviço na Igreja, apesar de indigno e inútil
e dentro das minhas limitações e pobreza sou muito grato por tudo que a Igreja me
deu.
Antes de tudo, a minha jurisdição
é da Igreja Ortodoxa Sérvia. No ano de 2010, o Santo Sínodo reunido em Belgrado
decidiu criar a Diocese de Buenos Aires e das Américas do Sul e Central cujo
Administrador Episcopal é o Metropolita Amfilohije de Montenegro e Litoral, uma
das grandes referências atuais da Igreja Servia e filho espiritual de São
Justin Popovich, o penúltimo Santo sérvio canonizado.
Sobre a minha Paróquia a Dormição
da Mãe de Deus foi fundada com a benção do Bispo Dr. Dom Mitrofan [Bispo
anterior] inicialmente em Olinda em 2006 e a partir de janeiro de 2007 em
Recife. Em virtude de necessidades missionárias passamos para a cidade, onde o
acesso é bem mais facilitado do que em Aldeia (local de nossa primeira paróquia).
Aldeia está situada na região metropolitana de Recife, em Camaragibe. Isto dificulta
o acesso das pessoas que não tem carro, vindo o fato das dificuldades nos
transporte público também influenciar.
Assim, a Paróquia da Dormição da
Mãe de Deus é, na pratica, a única Paróquia Ortodoxa na cidade de Recife, por
enquanto. Está localizada à Rua do Sossego n°
253, Bairro da Boa Vista. É uma sala alugada num pequeno centro empresarial,
adaptada para os serviços de culto, com iconostase de madeira; bastante
funcional e atende as necessidades dos serviços.
Os membros participantes, na sua
grande maioria, são convertidos brasileiros e alguns poucos frequentadores
ortodoxos de origem eslava. O culto é celebrado em português com o uso do Kyrie Eleison e Gospodi Pomilui alternados e fazemos algumas vezes litanias em
espanhol. Regularmente temos ofícios de Vésperas aos Sábados e Sagradas
Liturgias aos Domingos. Celebram comigo o Arcipreste Rafael (Queiroz) e temos
três acólitos: Cipriano, José e Nikolai. Retomamos um trabalho de canto com o
coro e temos o ‘Centro de Estudos Ortodoxos São Máximo, o Confessor’, fundado
com a benção do então bispo D. Mitrofan. Através deste Centro de Estudos, publicamos
alguns livros, lecionamos pequenos cursos e palestras e pretendemos ser um dia
um instrumento de divulgação da fé ortodoxa, traduzindo textos e continuando
com a publicação de livros. Para isto contamos com um site: www.igrejaortodoxaservia.blogspot.com
AuroraOrtodoxia: O
Patriarcado Ortodoxo da Sérvia formou, recentemente, uma Eparquia destinada às
Américas do Sul e Central. O senhor, enquanto Vigário para o Brasil podia nos
falar um pouco da presença da espiritualidade sérvia por aqui.
Arcipreste Alexis: Sobre
a espiritualidade sérvia somente posso dizer que foi a maior benção depois de
ter conhecido a Igreja Ortodoxa conhecer a Igreja Sérvia e sua rica
espiritualidade. Recém entrado na Igreja Ortodoxa de Portugal meu primeiro,
Bispo o Metropolita Dom Gabriel comentou um dia comigo, os melhores teólogos
ortodoxos são os sérvios...para quem estava chegando e apenas começando essa
informação era irrelevante pois não sabia diferenciar as nuances da teologia
ortodoxa em geral, nem sabia quem eram os sérvios no contexto religioso.
Visita Episcopal do Hierarca-Administrador, o Metropolita Amfilohije à Paróquia de Dormição da Mãe de Deus em Recife set. 2012 |
Mas posso dizer hoje com absoluta
tranquilidade que a melhor definição para a teologia sérvia seria é “pura
poesia e beleza”, um canto profundo a Deus e aqui descobri e aprendi o
significado de “Cristo Amigo do Homem”, ideia que me acompanhou desde os
primeiros momentos e contatos com o Metropolita Gabriel, a ideia que (todos)
conhecemos de um Cristo Encarnado feito homem, mas um homem em tudo diferente.
Deus criou o homem para ser seu amigo e esta noção teológica na Igreja Sérvia
pude percebê-la e saboreá-la.
Celebrar a uma Liturgia com os
Bispos sérvios e estar na Igreja com eles, nos comunica uma presença Crística
ao mesmo tempo serena e amistosa, uma confiança que afasta o temor.
Aproximemo-nos aos fundamentos da espiritualidade sérvia. Podemos falar em
fundamentos? Quais seriam estes? É necessário conhecer primeiro a fundação histórica
da Igreja Sérvia, inicialmente dependia canonicamente de Constantinopla e
começa com o fundador São Savas no sec. XIII, a história de um príncipe que
deixa e abandona este mundo para renunciar a tudo e ser apenas um monge. Seu
exemplo leva o velho rei, seu pai, também a abandonar o trono para ser um
humilde monge e assim inaugura uma santa dinastia única e singular na
cristandade: a família Nemanjitch do rei e pai de São Savas gerou dezesseis
santos e inspirou a nação sérvia a servir a Deus como serve até hoje. [ler a
Vida de São Savas de São Nikolai Velomirovitch para conhecer melhor os
detalhes].
Uma grande linhagem de Santos e
Santas iniciou com São Savas. O que não para de gerar santidade, a vida
monástica é uma das grandes conquistas do povo sérvio que se dedica a construir
monastérios e a enchê-los de monges e monjas ao longo da sua história na
Igreja.
A Santa Sérvia possui grandes
Monastérios, Hilandar na Santa Montanha do Athos é um modelo exemplar que
inspirou tantos e tantos outros ao longo dos séculos, Studenitsa, Tsetinje, O
santuário de Ostrog, as terras de Kosovo - seu coração espiritual e sua terra
santa.
a entrevista continua ...
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