segunda-feira, 6 de outubro de 2014

ORAÇÃO: FONTE DE TUDO


Na Igreja Ortodoxa, aprendemos que a vida de fé é dependente de progresso na oração. Aqueles que crescem na graça de Deus, assim o fazem porque a oração é genuína, enquanto que aqueles que "perdem suas almas" o fazem apenas por uma razão: porque eles se recusaram a entregar-se a Deus em uma vida de oração.

São Teófano, o Recluso diz: "A oração é, portanto, a prova de tudo, a fonte de tudo e a direção de tudo, pois se a nossa oração é correta, então tudo vai ser bom assim."

Então o que devemos fazer para que nossa oração seja "correta", como diz São Teófano?

Primeiro, temos que destinar um tempo para a oração, numa base regular diária - de manhã e à noite. Os santos chamam isso de "Regra de Oração."
Ninguém avança na vida espiritual sem ser obedientes a essa regra simples.

Por isso é importante? Porque a oração tem seu próprio tempo para que possamos nos dedicar de corpo, mente e alma totalmente a Deus.

Isto é o que Cristo ensina nos evangelhos, quando diz: "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente."(Mat.6.6).

Em segundo lugar, devemos buscar a Deus todo o dia (e a noite), através da prática da oração incessante, para assim nos tornarmos conscientes de Deus em tudo o que fazemos.

"Bendirei ao Senhor em todos os momentos, o seu louvor estará sempre em meu coração." (Sl. 34:1) "buscai a Deus e vossa alma viverá." (Sl 69:1) "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos." (Mt 5:6).

Então, se estamos no trabalho ou em casa com os filhos, ou na condução do carro, nós oramos por estarmos continuamente conscientes no Senhor.

Os pais da Igreja se referem a isto como a "oração incessante do coração." Aqueles que têm aperfeiçoado o amor de Deus estão em constante lembrança dele.

Terceiro, devemos nos empenhar para viver a vida litúrgica e sacramental da Igreja.

A Igreja Ortodoxa ensina que a nossa oração pessoal nunca será verdadeira a não ser que nos reunimos, como Corpo de Cristo. A nossa oração corporativa, a oração do Corpo de Cristo, e nossa oração pessoal, andam de mãos dadas. Estes dois tipos de orações são "simbióticas", em elas não podem viver uma sem a outra.


Em quarto lugar, temos de purificar nossos corações da má vontade para com os outros. Temos de eliminar de nossas almas a presença da raiva, a malícia, e julgamento do nosso irmão ou irmã.

Porque, como dizemos na oração de Santo Efrém : "ó Senhor, concedei-me para ver meus próprios pecados e não julgar o meu irmão ..."

Nesta oração aprendemos que Deus aceita nossa oração, apenas enquanto nós perdoamos aos outros, as injustiças que cometeram contra nós.

Em quinto lugar, devemos ser fiéis aos dias de jejum e aos períodos de jejum da Igreja.

Porque é o jejum algo tão importante? Porque a Igreja sabe que, como seres humanos somos ,por natureza psicossomática - a forma como tratamos nosso corpo tem um grande efeito sobre a vida da alma.

O sentido profundo do jejum é simplesmente nos ensinar sobre a necessidade de moderação: comemos para viver e não o contrário.

Por outro lado, aquelas pessoas que se tornaram escravas de seu estômago e que comem durante todo o dia, como diz São João Crisóstomo, nunca serão capazes de viver em oração.

A carnalidade e contemplação são diametralmente opostas.

Finalmente, devemos entregar nossas vidas em humilde obediência , como filhos de um pai espiritual, pois não poderemos avançar na oração, sem ter alguém para nos ajudar ao longo do caminho.

Nos Estados Unidos a maioria dos cristãos de hoje tendem para estilo "cavaleiro -solitário" cristão. Querem fazê-lo por conta própria. Dizem :"Eu e Jesus, é tudo do que preciso."

Mas isso é um equívoco perigoso. Os Santos Padres nos dizem que a pessoa que escolheu a si mesmo como seu próprio guia espiritual, optou por um tolo.

Nunca nos esqueçamos de uma coisa: que o maior tesouro da nossa ortodoxia cristã é a compreensão da oração. Que Deus nos ajude a identificar verdadeiramente o valor deste tesouro!

Mais importante, que Deus nos ajude a rezar cada vez mais, de forma sincera, fiel e incessantemente.

"Senhor, ensina-nos a orar!"

Padre Paul Jannakos

Nenhum comentário:

Postar um comentário