quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Santa Camila

Santa Camila





Santa Camila, filha espiritual de São Germano de Auxerre, é contemporânea de Santa Genoveva de Paris (século V). Com suas irmãs ou primas Santas Porcaire, Máxima, Pallaye e Magnance ela morava perto de Civita Vechia Itália. Elas foram atraídas para Ravenna pela fama de São Germano que veio a esta cidade, sede imperial pedir ao imperador Valentiniano perdão e anistia para o povo de seu país amado a Bretanha, que se revoltara contra o Império Romano.

São Germano era velho e sua fama de santidade é imensa. Avisado de sua morte iminente, ele pediu a Imperatriz para levar seu corpo até seu bispado em Auxerre. Ele expira no ano de 448, assistido por seus muitos discípulos, que incluíam as quatro companheiras virgens ​​de Santa Camila. Elas acompanharam o funeral em sua longa e árdua jornada, no verão, de Ravenna à Auxerre.

Muitas vilas e cidades acompanharam a passagem do comboio porque muitos milagres aconteceram na invocação de São Germano. Com a aproximação das florestas de Morvan perto à Rouvray, Santa Magnance foi tomada pela febre e teve que abandonar o comboio perto da vila recebeu o seu nome. Sua companheira Santa Pallaye morreu perto de outra aldeia, que também recebeu o seu nome. Santa Camila também morreu a poucos quilômetros da entrada da vila, que atualmente leva o nome de Escolives-Sainte-Camille. Seu túmulo tornou-se a cripta da igreja, mas seu sarcófago foi poluído pelos huguenotes. A igreja da vila ainda é dedicada a ela e à seu nascimento para os Céus comemorada em 16 de março (calendário juliano). Santa Porcaire e Santa Máxima que acompanharam o corpo de São Germano até Auxerre.


 

O ícone representa Santa Camila, com uma lamparina em sua mão em outra podemos vê-la com uma vara que lhe auxilia na longa jornada de eremita. Ela deixou sua terra natal para acompanhar a pessoa que lhe mostrou o caminho de Deus, que acendeu a chama no fogo do amor. Não é acompanhando um morto, mas uma alma viva que semeia a vida em sua passagem que ela mostra esse amor e essa vida que a morte não pode alcançar. Ela semeou a terra de Auxerre com seu amor ardente e os habitantes desses lugares guardam a mais de 1500 anos, a memória de seu beneficente sacrifício e lealdade.

Que Santa Camila proteja-nos em nossas viagens e ajude-nos a manter nossa lamparina a diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário