quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Mensagem pascal do Patriarca Irinej

A IGREJA ORTODOXA SÉRVIA AOS SEUS FILHOS ESPIRITUAIS NA PÁSCOA, 2014

I R I N E J

PELA GRAÇA DE DEUS, ARCEBISPO DE PEC, METROPOLITA DE BELGRADO-KARLOVCI E PATRIARCA SÉRVIO, COM TODOS OS HIERARCAS DA IGREJA ORTODOXA SÉRVIA - PARA TODO O CLERO, MONGES E TODOS OS FILHOS E FILHAS DA NOSSA SANTA IGREJA: GRAÇA, MISERICÓRDIA E A PAZ DE DEUS PAI, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E O ESPÍRITO SANTO, COM UMA ALEGRE SAUDAÇÃO PASCAL:

CRISTO RESSUSCITOU!  VERDADEIRAMENTE RESSUSCITOU!

Hoje é a primavera de nossas almas, Por ter vindo do sepulcro, Cristo brilha como o sol, Dissipando as trevas de nossos pecados!
Vamos cantar a Ele, pois Ele gloriosamente foi glorificado!
(Hino de Serviço Pascal)

Quando chega o início da primavera, depois de um longo e frio inverno, toda natureza e a criação de Deus se alegra com o sol e seus raios quentes e energia que ilumina e aquece tudo e todas as coisas, sem exceção. Tudo então glorifica o Senhor, o Doador do sol e da primavera. Assim como nós, queridos irmãos e irmãs e nossos queridos filhos espirituais, depois de um inverno frio e terrível do pecado, especialmente depois da morte do Deus-Homem Jesus Cristo na Sexta-Feira Santa em Golgotá, vendo hoje Cristo Ressuscitado, nós alegremente exclamamos e cantamos: Hoje é o tempo de Primavera de nossas almas! Cristo - o Sol da vida do Oriente - ressuscitou e brilhou de seu túmulo. Ele expulsou a escura tempestade de nossos pecados! Jubilemos pois Ele foi glorificado! É por isso que estamos alegres hoje, é por isso que juntamente com os anjos no céu e todas as pessoas deste mundo, nós gloriosamente cantamos: Cristo ressuscitou dos mortos, vencendo a morte pela morte, e sobre todos aqueles nos túmulos dando a vida.

Entre os muitos nomes utilizados pelos hinógrafos da Igreja em louvor ao Cristo Ressuscitado, nós notamos o nome Primavera. Com razão eles chamam assim pois o Senhor Jesus Cristo é a Primavera de nossa nova vida. Não é uma coincidência na construção poética. Primavera que aqui falamos não é aquela que conhecemos como uma estação anual; ao contrário, é uma compreensão profunda do significado e importância da primavera como o início de uma nova vida na natureza e em tudo que há nela.

Até a Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, isto é, até sua descida ao Hades, nós estávamos acorrentados no inverno do pecado e da morte nas profundezas de Hades. A morte reinou sobre nós. Tendo descido até o túmulo, Ele destruiu Hades, Ele quebrou as correntes dos pecados e da morte e nos libertou. Ao explicar o mistério antropológico de Cristo Salvador ao descer ao túmulo, Sua estadia lá e sua Ressurreição, o Santo Apóstolo Paulo exclama: Morte, onde está tua vitória? Ó Inferno, onde está a tua vitória? Contido no mistério da Ressurreição - isto é, no mistério do Senhor Cristo Ressuscitado - está a nossa vitória sobre o pecado, a morte e o diabo. É por isso que foi necessário que Cristo se tornasse Emanuel (Deus esteja conosco); ou seja, foi necessário que Ele tomasse sobre Si toda a nossa natureza humana e indivisível e sem uni-la com sua natureza divina em sua hipóstase única e distintiva, para que como Deus-Homem (Theanthropos) Ele pudesse vencer o pecado de Adão de sua desobediência com Deus Pai, para destruir todas as consequências do pecado original. O Deus-Homem Cristo, não só Deus ou só homem, derrotou Satanás, o pecado e a morte! Este mistério da vitória, o Senhor profetizou até mesmo durante Sua tentação depois de Seu batismo no rio Jordão, dizendo: "Retira-te, Satanás! Pois está escrito: 

Você deve adorar o Senhor, teu Deus, e só a ele servirás. (São Mateus 4:10)

Lembrando dessas verdades do Evangelho, nós convidamos, neste dia da Ressurreição, para estar na verdade e na essência, comunicantes de uma nova e eterna Vida, da nova e eterna Primavera, Cristo nosso Senhor. "Que ninguém chore por suas iniquidades, pois o perdão se mostrou diante da sepultura", exclama São João Crisóstomo. Que ninguém mais tema a morte pois dela o Salvador nos libertou; Ele em Sua morte na Cruz extinguiu a morte e libertou todos aqueles que a morte tinha reinado. Hoje celebramos o Cristo Ressuscitado. Nós celebramos a morte da morte, nós celebramos a destruição de Hades, comemoramos o início de uma nova vida, celebramos Aquele que é a causa de tudo isso, o único abençoado e mais glorificado pelos séculos dos séculos.

Toda a nossa fé, esperança e amor é estabelecida sobre a verdade da Ressurreição de Cristo, o Salvador, que com a ressurreição dos mortos, não só estabeleceu a pedra fundamental da Sua Igreja, mas também a fé de todos os que somos batizados em nome de do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Cremos e confessamos que Ele "ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras". Sem o Cristo Ressuscitado, o Senhor não só nossa fé seria vazia, mas ela iria estourar como uma bolha feita de sabão. O Santo Apóstolo Paulo, que experimentou o verdadeiro e ressuscitado Senhor Jesus Cristo de uma maneira especial conclui: "E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé" (I Coríntios 15:17) Essa é a fé empírica do Apóstolo para as nações e a Igreja de Cristo. Que Deus conceda também a nós, depois de ter experimentado o Cristo Ressuscitado, com coragem e sem temor cantemos: Cristo ressuscitou!

Ao contrário do Apóstolo Paulo, os outros Santos Apóstolos, que experimentaram o horror da Grande e Santa Sexta Feira, assim como a Santa Mirra, experimentaram a Ressurreição de uma maneira diferente. A notícia de que Cristo havia ressuscitado e apareceu a Cefas - ou seja, para o Apóstolo Pedro - e a "algumas mulheres", trouxe temor e tremor e alguns até começaram a duvidar. Em vez de alegria e fé eles foram apreendidos pelo medo e pela dúvida. Em duvidar na notícia que o Mestre tinha ressuscitado, o Apóstolo Tomé foi mais longe quando, sem pensar muito, disse: “Se eu não vir em suas mãos o sinal e os pregos, não colocar meu dedo na ferida de seus cravos e não colocar minha mão em seu lado, não acreditarei” (Jo 20,25). Não é nada estranho e incomum, se tivermos em conta as batalhas espirituais e sofrimentos que os Apóstolos foram submetidos. O terrível juízo da Grande e Santa Sexta-feira, o julgamento do Deus-Homem Cristo, havia deixado para trás conseqüências ainda mais terríveis para os Santos Apóstolos e aqueles que O seguiam e aqueles que esperavam que Ele iria libertá-los da opressão romana. Suas esperanças e fé dispersaram enquanto assistiam seu terrível julgamento, enquanto assistiam de como o homem, impiedoso e cruel, julgava e crucificava seu Mestre e Salvador do mundo, o amante da humanidade. O medo de dentro e de fora, o medo do Sinédrio, de Pôncio Pilatos, dos judeus, o medo de todas as partes! O medo se apoderou dos discípulos e apóstolos e eles se dispersaram por todos os lados como ovelhas sem pastor. Sabendo muito bem seus corações, o medo e seus pensamentos, o Senhor chega no meio deles informando que Ele ressuscitou e diz-lhes: "Tende bom ânimo, eu venci o mundo" (São João 16:33) e "não duvide, mas sim tenha fé!

Hoje Ele vem para nós que estamos com medo e assustados, queridos irmãos e irmãs, para nós assustados com a ordem mundial e a desordem, dos grandes e pequenos inquisidores, e de novos Pilatos, que mais uma vez julgam e determinam a verdade e a justiça e mais uma vez ameaçam a herança de Deus na terra em Golgotá. Para nós hoje ele comunica a mensagem: Não tenha medo! Eu venci o mundo! Reconhecendo nele a Vitória sobre todos pecados e todas mortes e injustiças com a nossa fé, vamos ter coragem e não vamos temer aqueles que, não sabendo o que estão fazendo, ainda perguntam: O que é a verdade? Mas, depois de ter experimentado o Senhor Ressuscitado como a Verdade acima de todas as verdades, tendo reunido hoje em torno dele no Sião espiritual, vamos glorificar e louvar a Ele por "todas as luzes por Deus iluminadas desde o Oeste e ao Norte do mar, e do Oriente ao Seus filhos, glorificando-o através dos séculos". "Hoje é o dia da Ressurreição, vamos ser iluminados pela celebração! diz o hinógrafo da Igreja acrescentando: "Vamos abraçar uns aos outros e deixe-nos dizer irmãos até mesmo aqueles que nos odeiam e vamos perdoar tudo pela Ressurreição!" Que o hino e glorificação de Cristo que nos glorificou fluam de nossas vozes e de nossos corações. Com a toda-vitoriosa e toda-alegre saudação Cristo ressuscitou! nós saudamos todos vocês mais uma vez, queridos filhos de São Sava em nossa pátria e todos os em todo mundo na diáspora. A ressurreição é um dia de festa da união pan-ortodoxa e de toda-Amizade Cristã. Em nome de Cristo Ressuscitado nós chamamos a todos para a unicidade e unidade em Sua Igreja. Aquele que não está em comunhão com a Igreja, que Ele estabeleceu com o Seu sangue, não está com ele - com Cristo, o Senhor. Sem Cristo não há Igreja, e a Igreja nunca está sem Cristo. É por isso que sem a Igreja não há salvação. Fora da Igreja apenas existe o solitário homem "autônomo" sem uma casa, com a sua desobediência a Deus e à Sua Igreja, com o seu egoísmo e oposição ao Espírito Santo, como Adão expulso do Paraíso. Tais pessoas o próprio Senhor convida as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja. Tais pessoas o próprio Senhor diz que as portas do inferno que não prevalecerão contra a Igreja.

Nós especialmente saudamos os nossos irmãos e irmãs que sofrem no Kosovo e Metohija, que, apesar de serem discriminados e estarem nas cadeias em cativeiro, celebram conosco hoje a vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte, Cristo Ressuscitado sobre os poderes demoníacos das trevas.

Com o mesmo amor em Cristo Ressuscitado o Senhor e com orações saudamos hoje todos os nossos irmãos e irmãs na Dalmácia e Lika, Kordun, Banija, Slavonija e Baranja.

Com Cristo ressuscitou! Saudamos também todos os nossos irmãos e irmãs na República Srpska, a Federação da Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Eslovénia e a Macedónia, especialmente ao último aqueles que sofrem com seu Arcebispo injustamente encarcerado e sofrem pela unidade da Igreja e pela pureza da fé ortodoxa.

Oramos especialmente hoje ao Vencedor do pecado, da morte e da injustiça humana para os nossos irmãos e irmãs em Cristo o Senhor no Oriente Médio, na Bósnia e Herzegovina e Ucrânia, com desejos e orações para que a luz da Ressurreição de Cristo afaste as trevas do pecado que paira sobre a Ucrânia, que possa iluminar as mentes e as almas dos semeadores de ódio para com a Santa Ortodoxia e ao povo ortodoxo Russo.

Que o Cristo Ressuscitado, nosso Senhor quebre as correntes da injustiça, ilegalidade e hipocrisia com que os filhos da ilegalidade encadearam o Arcebispo de Ohrid e Metropolitana de Skoplje Kyrr Jovan que através de nós cumprimenta todo o mundo ortodoxo e amantes da justiça.

Orando ao Cristo Ressuscitado, nosso Senhor, que o amor de Deus sempre e incessantemente preencha todo o seu ser, mais uma vez vos saúdo de todo o coração, com a saudação mais importante do que qualquer outra saudação:

Cristo Ressuscitou! Verdadeiramente Ressuscitou!

Dada no Patriarcado sérvio em Belgrado na Páscoa de 2014.
Seus intercessores de oração diante do Senhor ressuscitado:
Arcebispo de Pec, Metropolita de Belgrado-Karlovci
e Patriarca Sérvio IRINEJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário