quarta-feira, 24 de setembro de 2014

os Sacramentos da Igreja Ortodoxa

 
Santo Baptismo
Os Sacramentos da Igreja Ortodoxa, como a própria Igreja, pode se dizer que possui um duplo caráter, pois eles são, ao mesmo tempo interiores e exteriores, visíveis e invisíveis. Eles combinam em si um sinal externo visível com uma graça espiritual interior. Por exemplo, na Santa Eucaristia, comemos o Corpo e o Sangue de Cristo, embora visivelmente eles parecem ser pão e vinho. Da mesma forma, em Santo Batismo há uma lavagem externa com água, mas ao mesmo tempo uma limpeza interna dos pecados. Assim, muitas vezes falamos dos Sacramentos como sendo mistérios, pois, no sentido descrito acima, o que vemos não é o que nós acreditamos.

Na maioria dos sacramentos, a Santa Igreja toma as coisas que são material, por exemplo, pão, vinho, água e óleo, e torna os veículos do Espírito Santo, à imitação da Encarnação do Senhor, quando, como Segunda Pessoa da Trindade, Ele tomou carne material e fez dela um veículo do Espírito Santo. Notamos também aqui uma outra característica dos Sacramentos, eles são pessoais. Ou seja, a graça de Deus é dada a cada cristão individualmente. Portanto, na maioria dos Sacramentos, o sacerdote pronuncia o nome cristão de cada pessoa com o sacramento que é administrado. Assim, por exemplo, na Santa Eucaristia, ao dar a Sagrada Comunhão, o sacerdote diz, o Servo (ou serva) de Deus [Nome] participa ....

Habitualmente, na Igreja Ortodoxa falamos de sete sacramentos, embora devemos notar que esta lista não foi corrigida até por volta do século 17. Os Padres discordavam quanto ao número real e alguns disseram dois, cerca de seis, cerca de dez, e houve mesmo quem dissesse sete, mas diferiram entre si quanto ao que constituía quais os sete. Muitos outros atos sacramentais, como a bênção das águas na Teofania, o
Tonsura Monástica , o Serviço Funerário, e a Bênção de qualquer objeto, por exemplo, possuem os mesmos critérios que a definição anterior de sacramento. Em qualquer caso, o número sete não tem significado absoluto em nossa teologia ortodoxa, mas é usado apenas para o ensino de conveniência.

Os sacramentos, como são tradicionalmente numerados, são:

1. Santo Batismo
2. Santo Crisma
3 A Sagrada Eucaristia
4. Arrependimento (Penitência, Confissão)
5. Ordens Sacras
6. Santo Matrimônio
7 A Unção dos Enfermos

Nenhum comentário:

Postar um comentário