quarta-feira, 10 de setembro de 2014

São Nikolai, Bispo de Zica e todas as Américas

São Nikolai, Bispo de Zica e todas as Américas
São Nikolai Velimirovich
Nikolaj Velimirovic nasceu na pequena aldeia de Lelich no oeste da Sérvia. Ele participou do Seminário de São Sava, em Belgrado, e se formou em 1905. Ele obteve doutorado pela Antiga Faculdade Católica de Teologia de Berna (1908), ao passo que a tese foi publicada em alemão em 1910, enquanto que o doutorado em filosofia foi preparado em Oxford e defendido em Genebra ( Filosofija Berklija - Filosofia de Berkeley, defendido em francês) em 1909. Nesse mesmo ano é acometido de uma desenteria, promentedo que se sobrevivesse entraria na vida monástica. No final de 1909, ele entrou para a vida monástica e foi ordenado sacerdote no mesmo dia. Ele recebeu o título de Arquimandrita em 1910 e foi nomeado, em 1911, professor assistente no Seminário de São Sava, em Belgrado. Em 1919, ele foi consagrado bispo de Zica na Igreja da Sérvia.

Em abril de 1915 (durante a Primeira Guerra Mundial), ele foi enviado a Inglaterra e Estados Unidos pela Igreja Sérvia, onde fez diversas palestras, lutando pela uníssono dos sérvios e dos povos eslavos do Sul. No início de 1919, ele retornou para a Sérvia, e em 1920 foi enviado para o arcebispado Ohrid na Macedónia, onde, em 1935, em Bitola ele reconstruiu o cemitério dos soldados alemães mortos. Ele tinha muitas dificuldades lá, a proporção de analfabetismo era muito alta e a população era em sua maioria muito pobre. Um grande número de pessoas humildes se tornou ligadas a ele e sentiam que até mesmo tocar sua mão bastava para receber a bênção. Durante muitos anos, sua residência foi o antigo mosteiro de Sveti Naum, no extremo sul do lago Ohrid. Foi lá que ele escreveu seu notável Ohridski Prologue. Em 1920, pela terceira vez, ele viajou de novo nos Estados Unidos, desta vez em uma missão para organizar a Diocese Ortodoxa Sérvia da América do Norte.

Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941, Bispo Nikolai foi preso pelos nazistas no Mosteiro de Zica (que foi logo depois roubado e arruinado), depois ele foi confinado no Mosteiro de Ljubostinja (onde, por ocasião das mortes em massa por fuzilamento, ele reagiu dizendo: “É esta a cultura alemã, atirar em centenas de sérvios inocentes, por um soldado alemão morto! Os turcos sempre se mostraram mais justos…”). Mais tarde, este “novo Crisóstomo ” foi transferido para o Mosteiro de Vojlovica (perto Pančevo), em que ele foi confinado junto com o Patriarca sérvio, Gavrilo (Dozic) até o final de 1944.
Em 14 de dezembro de 1944, ele foi enviado para Dachau, em conjunto com sérvio Patriarca Gavrilo, onde algumas fontes, especialmente as referências da Igreja, registram que ele sofreu tanto prisão quanto tortura.

Após a Guerra deixou a Iugoslávia comunista e emigrou como refugiado para os Estados Unidos em 1946, onde lecionou em vários seminários ortodoxos como St. Seminário Ortodoxo Sérvio de Sava em Libertyville, Illinois e St. Tikhon Seminário Ortodoxo Teológico  e no Mosteiro em South Canaan, Pensilvânia (onde foi reitor e também onde ele morreu) e em Seminário Ortodoxo Teológico São Vladimir agora em Crestwood, Nova York. Ele morreu em 18 de março de 1956.

Em 19 de maio de 2003, o Santo Sínodo dos Bispos da Igreja Ortodoxa Sérvia, com um só coração e uma só voz, decidiu por unanimidade entrar Bispo Nikolai (Velimirovic) de Ohrid e Zica no calendário dos santos da nossa Santa Igreja Ortodoxa.

São Nikolai Velimirovich é muitas vezes referido como Novo Crisóstomo da Sérvia. São João Maximovitch, que tinha sido um jovem instrutor em um seminário da diocese de Ohrid do Bispo Nikolai, o chamou de “um grande santo e Crisóstomo do nosso dia cujo significado para a ortodoxia em nosso tempo pode ser comparado apenas com a do Metropolita Anthony (Khrapovitsky)… Eles eram ambos professores universais da Igreja Ortodoxa “.

Nenhum comentário:

Postar um comentário