segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Os Santos Ícones




Uma das primeiras coisas que atinge um visitante não-ortodoxos  numa igreja ortodoxa é o lugar de destaque atribuído aos Santos Ícones. A Iconostase (Parede de Ícones onde estão as Portas Reais e as Portas Norte e Sul) dividindo o Altar do resto da igreja é coberto com eles, enquanto outros são colocados em lugares de destaque em todo o edifício da igreja. Às vezes, até mesmo as paredes e o teto são cobertos com eles em fresco ou em forma de mosaico. Os fiéis ortodoxos se prostram diante deles, beijam os, e acendem velas diante deles. São incensados pelo Sacerdote e transportados em procissões. Considerando a importância óbvia dos Santos Ícones, então, perguntas podem certamente ser levantadas a respeito deles: O que esses gestos e ações significam? Qual é o significado desses ícones? Eles não são ídolos ou similares, proibidos pelo Antigo Testamento?
Algumas das respostas a estas perguntas podem ser encontradas nos escritos de São João Damasceno (776), que escreveu em meados do século VIII, no auge das controvérsias iconoclastas (anti-ícone) na Igreja, as controvérsias que foram resolvidas apenas pelo Sétimo Concílio Ecumênico (787), que se inspirou nestes escritos.
Como São João aponta, nos tempos antigos, Deus, sendo incorpóreo e incircunscrito, nunca foi descrito, uma vez que é impossível representar aquilo que é imaterial, não tem forma, é indescritível e é unencompassable. A Sagrada Escritura afirma categoricamente: Ninguém jamais viu a Deus (João 1:18) e você não pode ver meu rosto [de Deus], pois o homem não Me verá e viverá (Ex 33:20).. O Senhor proibiu os hebreus de moda qualquer semelhança de Deus, dizendo: I7ou Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que está em cima nos céus, nem em baixo na terra, ou que está na água debaixo da terra (Ex 20:. 4). Consequentemente, o Santo Apóstolo Paulo também afirma: Sendo então descendência de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, ou prata, ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem (Atos 17:29).
No entanto, sabemos que ícones foram usados ​​para a oração, desde os primeiros séculos do cristianismo. Tradição da Igreja nos diz, por exemplo, da existência de um ícone do Salvador durante Sua vida (o ícone Não feito por mãos) e do ícones da Santa Theotokos imediatamente depois dele. Testemunha a Tradição que a Igreja Ortodoxa teve uma compreensão clara da importância dos ícones desde o início; e esse entendimento nunca mudou, pois é derivada dos ensinamentos a respeito da Encarnação da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O uso de ícones é fundamentada na própria essência do cristianismo, uma vez que o cristianismo é a revelação do Deus-Homem, não só da Palavra de Deus, mas também da imagem de Deus; pois, como São João, o Evangelista diz-nos, o Verbo se fez carne e habitou entre nós (João 1:14).
Ninguém jamais viu a Deus; o Filho único, que está no seio do Pai, é que O fez conhecido (João 1:18), o evangelista proclama. Isto é, Ele revelou a imagem ou ícone de Deus. Por ser o resplendor da glória [de Deus], é a expressa imagem da pessoa [de Deus] (Heb 1: 3.), A Palavra de Deus na Encarnação revelou ao mundo, em sua própria divindade, a imagem do Pai. Quando São Filipe pede a Jesus: Senhor, mostra-nos o Pai, Ele lhe respondeu: Eu estive com você tanto tempo, e ainda assim você não me conhece, Filipe? Quem me vê a mim, vê o Pai (Jo 14: 8, 9). Assim como o Filho está no seio do Pai, da mesma forma depois da Encarnação Ele é consubstancial com o Pai, de acordo com a Sua divindade sendo a imagem do Pai, igual em homenagem a ele.
A verdade expressa acima, que é revelado no cristianismo, são assim os fundamentos da arte pictórica cristã. A imagem (ou ícone) não só não contradiz a essência do cristianismo, mas é infalivelmente ligada a ela; e esta é a base da tradição que, desde o início da Boa Nova foi trazida ao mundo pela Igreja, tanto na palavra quanto na imagem. Esta verdade foi tão evidente, que ícones encontraram seu lugar natural na Igreja, apesar da proibição do Antigo Testamento contra eles e uma certa quantidade de oposição contemporânea.
São João Damasceno nos diz, ainda, que uma vez que o Verbo se fez carne (João 1:14), não estamos mais na nossa infância são; temos crescido e nos foi dado por Deus, o poder de discriminação e sabemos o que pode ser representado e o que é indescritível. Desde Aquele que era incorpóreo, sem forma, quantidade e magnitude, que era incomparável devido à superioridade de sua natureza, que existia na imagem de Deus assumiu a forma de servo e apareceu-nos na carne, podemos retratá-Lo e reproduzir para contemplação d'Aquele que condescendeu em ser visto.
Podemos retratar Sua descida inefável, Sua Natividade da Virgem Santa, seu batismo no Jordão, Sua Transfiguração no Monte Tabor, Seu sofrimento, morte e milagres. Podemos representar a Cruz da Salvação, o Sepulcro, a Ressurreição e a Ascensão, tanto em palavras quanto em cores. Podemos confiantemente representar Deus invisível, não como um ser invisível, mas como alguém que se fez visível para o nosso bem, compartilhando nossa carne e sangue.
Como o Apóstolo Paulo diz: Desde a criação do mundo a natureza invisível [de Deus], ou seja, o seu eterno poder e divindade, foi claramente percebida nas coisas que foram feitas (Rm 1:20.). Assim, em todas as criaturas que vemos imagens que nos dão uma visão fraca em Revelação Divina, quando, por exemplo, dizemos que a Santíssima Trindade sem começo pode ser representado pelo sol, a luz e os raios, ou pela mente, a palavra e o espírito que está dentro de nós, ou pela planta, a flor e o perfume da rosa.
Assim, o que tinha sido apenas uma sombra no Antigo Testamento, agora é visto claramente. O Conselho de Trullo (691-2), em sua Regra 82, declarou:
Alguns ícones sagrados têm a imagem de um cordeiro, em que está apontando o dedo do Forerunner. Este cordeiro é tido como a imagem da graça que representa o verdadeiro Cordeiro, Cristo, nosso Deus, a quem a lei havia prenunciado. Assim, aceitamos com amor as imagens antigas e sombras como prefigurações e símbolos da verdade transmitida à Igreja, preferimos a graça e a verdade, recebendo-o como o cumprimento da lei.  Assim, a fim de deixar claro esse cumprimento para que todos os olhos vejam, mesmo que apenas por meio de ícones, nós ordenamos que daqui em diante ícones devem representar, em vez de o cordeiro do Antigo Testamento, a imagem humana do Cordeiro, que tomou sobre Si os pecados do mundo, Cristo, nosso Deus, para que através deste possamos perceber a altura da humilhação de Deus na Palavra e ser levado a lembrar a sua vida na carne, sua paixão e morte para a nossa salvação e a redenção que se seguiu ao mundo.
A Igreja Ortodoxa, em seguida, criou uma nova arte, nova em forma e conteúdo, que usa imagens e formas desenhadas do mundo material para transmitir a revelação do mundo divino, fazendo o divino acessível à compreensão humana e a contemplação. Esta arte desenvolvida lado a lado com os ofícios divinos e, como os serviços, expressa o ensinamento da Igreja em conformidade com a palavra da Sagrada Escritura. Seguindo os ensinamentos do sétimo Concílio Ecumênico, o ícone não é visto como  uma simples arte, mas que há uma correspondência completa do Ícone à Sagrada Escritura, pois se o [Ícone] é mostrado pelas [Sagradas Escrituras], [Sagradas Escrituras] são feita incontestavelmente claras pelos [Ícone] [Atos dos 7 Concílio Ecumênico, 6].
Como a palavra da Sagrada Escritura é uma imagem, para que a imagem também é uma palavra, pois, de acordo com São Basílio Magno (F379), o que a palavra transmite através do ouvido, a pintura mostra silenciosamente através da imagem [Discurso 19, sobre os 40 Mártires]. Em outras palavras, o ícone contém e professa a mesma verdade que os Evangelhos e, portanto, como os Evangelhos, é baseada em dados exatos, e não é uma invenção humana, pois, se assim não fosse, Ícones não poderiam explicar os Evangelhos, nem corresponder à ele.
Ao retratar o divino, não estamos fazendo a nós mesmos semelhantes aos idólatras; pois não é o símbolo material que estamos adorando, mas o Criador, que se tornou corpóreo por nossa causa e assumiu o nosso corpo, a fim de que através dela Ele possa salvar a humanidade. Nós também veneramos os objetos materiais através do qual nossa salvação é efetuada, a madeira abençoada da Cruz, o Santo Evangelho, e, acima de tudo, o Puríssimo Corpo e o Preciosíssimo Sangue de Cristo, que têm propriedade sw conferir a graça e o poder divino.
Como São João Damasceno afirma: Eu não adoro a matéria, mas eu adoro o Criador da matéria, que por minha causa tornou-se material e se dignou habitar na matéria, que através da matéria realizada a minha salvação. Não cessarei de adorar a matéria através da qual minha salvação foi realizada [On Icons, 1,16]. Seguindo seus ensinamentos, nós, como cristãos ortodoxos, não venerar um ícone de Cristo por causa da natureza da madeira ou da pintura, mas sim nós veneramos a imagem inanimada de Cristo, com a intenção de adorar a Cristo como Deus encarnado através dele.
Nós beijamos um Ícone da Santíssima Virgem como Mãe do Filho de Deus, assim como nós beijamos os ícones dos Santos como amigos de Deus que lutaram contra o pecado, imitavam Cristo, derramando seu sangue por Ele e seguindo seus passos. Santos são venerados como aqueles que foram glorificados por Deus e que se tornaram, com a ajuda de Deus, terríveis para o inimigo, e benfeitores para aqueles estão avançando na fé, mas não como deuses e os próprios benfeitores ao contrário eram os escravos e servos de Deus que foram dadas ousadia de espírito em troca de seu amor por Ele. Nós olhamos para a representação de suas façanhas e sofrimentos, de modo a nos santificar por eles e para estimular-nos uma zelosa competição.
Os ícones dos Santos atuam como um ponto de encontro entre os membros vivos da Igreja [Militante] sobre a terra e os santos que já passaram para a Igreja [Triunfante] no céu. Os santos retratados nos ícones não são figuras lendárias remotas do passado, mas, amigos pessoais e contemporâneos. Como pontos de encontro entre o céu e a terra, os ícones de Cristo, Sua Mãe, os Anjos e Santos lembrar constantemente os fiéis da presença invisível de toda a Companhia do Céu; eles visivelmente expressam a idéia de Céu na Terra.
Ao venerar os ícones os ortodoxos estão defendendo a base da fé cristã da Encarnação de Deus e, consequentemente, a salvação e o próprio significado da existência da Igreja na terra. A criação dos Santos Ícones remonta às próprias origens do cristianismo e é uma parte inalienável da verdade revelada por Deus, fundada como está na pessoa do Deus-Homem Jesus Cristo. Imagens de santos são parte da natureza do cristianismo e sem o ícone o cristianismo deixaria de ser cristianismo. Os Evangelhos nos convidam a viver em Cristo, mas é o ícone que mostra-nos Cristo nesta vida.
Se Deus se fez homem para que o homem pudesse ser como Deus, o ícone, em pleno acordo com o culto divino e da teologia, testemunha os frutos da Encarnação e à santidade e deificação do homem. Ele mostra O na plenitude de sua natureza terrena, purificado do pecado e participando da vida de Deus, atesta a santificação do corpo humano e mostra para o mundo a imagem de homem que é semelhante a Deus pela graça. O Ícone expressa exteriormente a santidade do Santo representado, e sua santidade é aparente a visão corporal.
Assim, segundo São João Damasceno, aqueles que se recusam a venerar um ícone também se recusam a adorar o Filho de Deus, que é a imagem viva e reflexão imutável de Deus, o Invisível. Seja conhecido, diz ele, que qualquer um que procura destruir os ícones de Cristo ou a sua Mãe, a Theotokos Bendita, ou qualquer dos Santos, é o inimigo de Cristo, a Santíssima Mãe de Deus e dos santos, e é defensor do diabo e seus demônios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário