São Teófano, o Recluso
Como se
alcança o estado de espírito da oração:
Por ser a respiração da alma, a oração é importantíssima na vida de um cristão. A presença da oração na vida de uma pessoa significa que ela está viva espiritualmente. Sem oração, a pessoa está morta.
Ficar de
pé diante dos ícones e fazer reverências não constituem propriamente uma
oração; são apenas elementos de uma oração. O mesmo pode ser dito sobre a
leitura de uma oração, quer seja recitada de memória ou lida em um livro; não é
propriamente uma oração, mas apenas um jeito de iniciá-la. O principal aspecto
da oração é a invocação de sentimentos de reverência para com Deus: devoção ao
Pai, gratidão, submissão à vontade de Deus, um desejo de glorificá-Lo, e
sentimentos semelhantes. É por isso que enquanto oramos devemos fazer com que
estes sentimentos preencham nosso ser, de modo que nossos corações não fiquem
empedernidos. Apenas quando nossos corações se dirigem a Deus é que as nossas
orações lidas (quer sejam da manhã ou da noite) tornam-se uma verdadeira
oração; caso contrário, elas ainda não o serão.
Uma
oração, que é um apelo de nossos corações a Deus, deve ser invocada e
fortalecida; um espírito de intercessão deve ser criado dentro de nós.
A primeira
maneira de fazer isto é orar através da leitura, ou da escuta, de orações
escritas nos livros de oração. Leia o livro de oração ou escute sua leitura com
muita atenção e isso certamente incitará e fortalecerá seu coração em sua
ascenção a Deus, o que significa que terá alcançado o espírito de oração. Nas
orações dos Santos Padres (impressas nos livros de oração e em outros livros
litúrgicos), um grande poder de oração está em curso. A pessoa que estiver
prestando atenção a elas diligentemente irá, através da força da interação,
gozar desse poder, de sorte que o estado de espírito da pessoa que está rezando
se aproxima da essência daquelas orações. De modo a transformar suas
intercessões em um modo efetivo de alimentar uma oração, deve-se fazer de tal
modo que tanto sua mente como seu coração percebam o conteúdo das orações que
estão sendo lidas.
Eis aqui
os três modos mais simples de alcançar isto:
* Não
inicie uma oração sem preparar-se adequadamente para ela.
* Diga as
orações com sentimento e atenção, nunca de maneira casual.
* Após
completar sua oração, não se apresse a retornar aos seus afazeres cotidianos.
Preparação
para orar: Antes de iniciar uma oração, não importa onde ela vá ser feita, fique
de pé ou sentado por algum tempo e tente tornar sua mente sóbria, retirando
dela todo trabalho e preocupações irrelevantes. Depois pense sobre Quem é
Aquele a Quem você está se dirigindo na oração, e quem você é ao orar a Ele;
invoque a postura apropriada de humildade e temor reverente a Deus. Esse é o
começo de uma oração, e um bom começo é já metade do êxito.
A oração
em si mesma: Tendo se preparado, fique de pé diante dos ícones, faça o sinal da
Cruz, uma reverência e comece a rezar da maneira de sempre. Diga a oração sem
pressa, discernindo cada palavra e trazendo-a para perto de seu coração. Em
outras palavras, você deve compreender o que está lendo, e sentir o que você
compreendeu. Faça o sinal da cruz e reverências enquanto está rezando. Esta é a
essência de ler orações que são proveitosas e agradáveis a Deus. Por exemplo,
ao ler "Limpa-me de toda impureza", você deve sentir o quanto impuro
você é; deseje a purificação e peça esperançoso ao Senhor por ela. Dizendo
"Seja feita a Tua vontade", entregue seu destino ao Senhor
completamente e de todo coração, estando pronto para aceitar com alegria o que
quer que Ele lhe mande. Quando ler "Perdoa-nos as nossas dívidas, assim
como nós perdoamos os nossos devedores", sua alma deve perdoar todos
aqueles que lhe ofenderam.
Fazer isto com cada frase da oração transforma-a de fato na oração correta. Cuide também do segunte:
Primeiro,
estabeleça uma determinada regra de oração para si mesmo, uma que não seja
comprida demais, de modo que você possa cumpri-la sem pressa dentro da sua
rotina diária.
Segundo,
no seu tempo livre, dê uma lida nas orações da sua regra de oração atentamente,
compreendendo e percebendo cada palavra de modo que possa se preparar de
antemão e aprender que sentimento e pensamentos precisa evocar em sua alma de
modo a compreender e perceber tudo com facilidade durante suas orações.
Terceiro,
se a sua mente inconstante se distrair com outras coisas durante a oração,
esforce-se para focar sua atenção mantendo sua mente concentrada no tema da
oração. Traga a mente de volta para ela cada vez que se afastar. Leia a oração
várias vezes até que cada palavra seja dita com consciência e sentimento. Isto
irá acabar com sua falta de atenção durante as orações.
Quarto, se
alguma palavra na oração tocar a sua alma de um jeito especial, não prossiga
com a oração, mas foque naquela palavra ou frase , alimentando sua alma com a
atenção, sensação e pensamentos evocados pela palavra, agarre-se a este estado
de espírito até ele desaparecer. Este é um sinal de que o espírito da oração
está começando a entrar em você. Este estado de espírito e alma é o modo mais
confiável de desfrutar do espírito de oração e de fortalecê-lo em uma alguém.
O que
fazer após a oração: Após terminar sua oração, não se apresse em retornar aos
seus afazeres usuais, mas, com calma, pense ao menos por algum tempo sobre o
que você sentiu e sobre qual o seu dever para com isso. Tente manter na sua
mente o que mais o impressionou. A própria natureza da oração é tal que, após
uma oração muito boa, a pessoa não quer voltar para seus afazeres usuais, do
mesmo modo que aqueles que se deliciaram com algum doce não querem nada amargo.
Gozar da doçura da oração é na verdade o objetivo de dizer as orações, aquilo
que traz o espírito de oração.
Seguir
estas simples regras trará resultados muito em breve. Qualquer invocação de
oração causa um bom impacto na alma; se você observar estas regras e o impacto
se aprofundar, a perseverança na oração gerará a inclinação para a oração.
Estes são
os primeiros passos para criar o espírito de oração em si próprio. É para este
propósito que a prática da oração é estabelecida. No entanto, ele não é o
objetivo em si mesmo, mas apenas o início para se adquirir o domínio da oração.
É preciso ir adiante.
Progresso
posterior na oração
Após sua mente e coração se acostumarem a se voltar para Deus através dos
livros de oração, você deve tentar fazê-la do seu próprio jeito. Seu objetivo é
tornar sua mente capaz de iniciar, por assim dizer, uma conversa com o Senhor,
elevando sua mente e coração e abrindo-se em confissão a Ele, dizendo o que há
na sua alma e o que ela precisa. Devemos ensinar nossas almas a fazer isto.
Então o
que podemos fazer para conseguir dominar essa arte? O primeiro jeito é orar
através do livro com reverência, atenção e profunda emoção. Pois é de um
coração repleto de piedosos sentimentos e orações que a sua própria oração
começará a emanar e ser dirigida a Deus. Mas há também outras maneiras que
levam ao resultado desejado nas orações.
O primeiro
modo de ensinar sua alma a recorrer frequentemente a Deus é a meditação, ou a
contemplação piedosa sobre os caminhos e obras divinas: pensar sobre a
misericórdia, a justiça, a sabedoria, a criação e a Providência Divinas, sobre
Ele nos ter concedido a salvação através do Cristo, sobre a Graça e o Verbo de
Deus, sobre os mistérios e Céus sagrados. Esses pensamentos irão sem dúvida
preencher sua alma com piedoso temor a Deus, que diretamente dirige todo o ser
do homem para Deus e é portanto a maneira direta de ensinar sua alma a se
elevar a Deus.Tendo terminado sua oração, especialmente pela manhã, sente-se e
comece a pensar a respeito deste ou daquele caminho ou obra de Deus e tente
sintonizar sua alma respectivamente. Junte-se a São Demétrio de Rostov, dizendo:
"Visita-me, sagrado pensamento Divino, e seremos absorvidos na
contemplação dos grandes atos de Deus", - isto irá tocar seu coração, e
sua alma começará a se derramar em oração. Com pouco esforço será capaz de
realizar muito. Você deve apenas ter vontade e persistência para fazê-lo. Por
exemplo, começando a pensar a respeito da Graça de Deus irá lhe mostrar que
tanto o seu ser espiritual como o córporeo é agraciado com as misericórdias de
Deus, e você se prostrará diante Dele tomado de gratidão. Comece a pensar sobre
a onipresença de Deus e compreenderá que onde quer que esteja, está face a face
com Deus, e Deus está face a face com você. Então ficará repleto de temor
piedoso. Pense sobre a Verdade de Deus e se convencerá de que nenhuma atitude
má fica sem punição. Então certamente decidirá se purificar de todos os seus
pecados através do arrependimento do coração e da humildade. Comece a pensar
sobre a onisciência de Deus e compreenderá que tudo em você está aberto ante o
olho de Deus. Então você definitivamente se tornará rígido consigo mesmo em
tudo, de modo a não ofender de maneira alguma Deus, que tudo vê.
O segundo
modo de ensinar sua alma a se voltar para Deus baseia-se em devotar cada ato,
seja pequeno ou grande, à glória de Deus. Pois, se segundo o mandamento do
Apóstolo (1 Cor. 10:31), criarmos para nós a regra de fazer tudo, até mesmo
comer e beber, para a glória de Deus, então não importa o que estivermos
fazendo, certamente nos lembraremos de Deus, e não apenas lembraremos, mas
temeremos fazer algo que possa irar a Deus. Isto fará com que nos voltemos a
Deus com temor e lhe peçamos em oração que nos conceda ajuda e iluminação. E
visto que estamos sempre fazendo alguma coisa, constantemente nos voltaremos a
Ele em oração e assim quase sempre estaremos aprendendo a habilidade de nos
dirigir a Deus em oração. Deste modo aprenderemos na prática a nos voltar a
Deus mais freqüentemente durante o dia.
O terceiro
modo de ensinar às nossas almas a orar é nos dirigindo freqüentemente a Deus
desde os corações durante o dia, dizendo petições curtas a respeito das
necessidades da nossa alma e das coisas que estamos fazendo no momento. Quando
começar a fazer algo, diga: "Abençoa-me, Senhor!" Ao terminar o
trabalho, diga: "Glória a Ti, Senhor!" Se uma paixão te inflamar,
prostre-se diante de Deus em seu coração dizendo o seguinte: "Salva-me,
Senhor, estou perecendo!" Quando estiver tomado por pensamentos
perturbadores, exclame: "Guia-me no Teu caminho, Senhor!", ou,
"Não deixe que meus pés se desviem." Se estiver desanimado por causa
do pecado e ficando abatido, exclame como fez o publicano: "Ó Deus, sê
misericordioso comigo, um pecador!" E você deve agir deste modo em todas
as situações. Ou pode apenas repetir: "Senhor, tem piedade!", "Santíssima
Mãe de Deus, salva-me!", "Anjo de Deus, meu santo guardião,
proteja-me!" Ou pode dizer algo semelhante clamando o nome de Deus. Você
deve fazê-lo freqüentemente e tentar fazer com que as palavras saiam do seu
coração como se estivessem sendo espremidas para fora dele. Quando fizermos
isso, teremos freqüentemente a elevação de nossos corações a Deus, nos
dirigiremos freqüentemente a Deus, orações freqüentes e tudo isto se traduzirá
na habilidade de conversar de forma inteligente com Deus.
Portanto,
há três outros modos, além do estabelecimento da prática de oração para si
mesmo, que nos conduzirão ao espírito de oração. São eles:
* Dedicar
algum tempo pela manhã a pensar sobre coisas Divinas.
* Fazer
tudo dedicando-o à glória de Deus.
*
Dirigir-se a Deus com freqüência por meio de invocações curtas.
Após
termos refletido detidamente sobre idéias espirituais pela manhã, os
pensamentos sagrados nos sintonizam para nos lembrarmos de Deus durante todo o
dia. Por sua vez, esses pensamentos conduzirão todas as nossas ações, tanto
interiores como exteriores, à glória de Deus. Essas três coisas - pensar sobre
coisas Divinas, fazer tudo para a glória de Deus, e se dirigir freqüentemente a
Ele - são as maneiras mais eficientes de aprender uma oração inteligente e
vinda do coração. Aqueles que praticarem isto em breve dominarão a arte de
ascender a Deus em seus corações. Assim, a alma começará a adentrar a esfera do
Sublime que lhe é tão inerente - através do coração e e dos pensamentos nesta
vida, e de fato será admitida para se apresentar diante de Deus na outra vida.
Sobre a
Regra de Oração
Temos que aprender a orar. Devemos dominar a arte das frases e movimentos dos
sentimentos da oração de modo a não apenas ler uma oração que devemos, mas
também para invocar e fortalecer o espírito de oração em nossas almas.
Para obter êxito nisto, devemos:
Primeiro:
nunca orar com pressa, pelo contrário, devemos fazê-lo lentamente, como se
estivéssemos cantando. Antigamente, quando todas as orações eram retiradas dos
salmos, elas eram cantadas, e não lidas.
Segundo:
perceba cada palavra, não apenas compreendendo a idéia conscientemente, mas
também envolvendo a emoção apropriada.
Terceiro: de modo a dominar seu desejo de ler rapidamente; faça uma regra para si mesmo de que rezar não é apenas ler esta ou aquela quantidade de orações, mas sim dar algum tempo definido para a oração, por exemplo, quinze minutos ou meia hora, ou tanto tempo quanto você estiver acostumado a rezar. Não se preocupe com a quantidade de orações, mas quando o tempo estabelecido tiver acabado e você não quiser mais continuar a orar, apenas pare onde estiver.
Terceiro: de modo a dominar seu desejo de ler rapidamente; faça uma regra para si mesmo de que rezar não é apenas ler esta ou aquela quantidade de orações, mas sim dar algum tempo definido para a oração, por exemplo, quinze minutos ou meia hora, ou tanto tempo quanto você estiver acostumado a rezar. Não se preocupe com a quantidade de orações, mas quando o tempo estabelecido tiver acabado e você não quiser mais continuar a orar, apenas pare onde estiver.
Quarto:
tendo se ajustado desta maneira, não olhe para o relógio, mas permaneça ali
como se fosse ficar de pé ali para sempre , deste modo não irá se apressar...
Quinto: de modo a ajudar o movimento dos sentimentos de oração, releia e reflita sobre todas as orações da sua regra de oração no seu tempo livre com os sentimentos devidos de modo que, quando estiver rezando, saberá de antemão que sentimento deve surgir no seu coração.
Quinto: de modo a ajudar o movimento dos sentimentos de oração, releia e reflita sobre todas as orações da sua regra de oração no seu tempo livre com os sentimentos devidos de modo que, quando estiver rezando, saberá de antemão que sentimento deve surgir no seu coração.
Sexto:
nunca leia todas as orações uma após a outra, mas sempre as intersparse com as
suas próprias orações e reverências. Quando sentir algo repentinamente entrando
no seu coração você deve parar sua oração e fazer reverências. Esta última regra
é a mais importante e necessária para trazer o espírito de oração... Se você
for tomado por algum sentimento muito forte, retenha-o e faça reverências até o
final do tempo estabelecido sem ler as orações.
Ore não
apenas pela manhã e à noite, mas se tiver a oportunidade, a qualquer hora do
dia, fazendo reverências várias vezes.
Quando
você estiver ocupado demais para cumprir sua regra de oração, encurte-a, mas
não ore com pressa. Deus está em toda parte. Após acordar pela manhã, dê graças
a Ele e peça-Lhe, com suas próprias palavras, que abençoe o trabalho do seu
dia, depois faça algumas reverências, e pronto! Nunca volte-se para Deus de
maneira despreocupada, mas sempre com grande reverência. Ele não necessita nem
das nossas reverências nem de longas orações... Um curto, porém firme clamor do
seu coração - é isso que alcança Ele! E você sempre é capaz de fazer isso.
Você
também pode compilar sua própria regra de oração. Memorize as orações impressas
nos livros de oração e leia-as de cor com entendimento e sentimento. Enquanto
estiver fazendo isso, insira sua própria oração. Quanto menos você depender do
livro, melhor. Aprenda alguns salmos e, quando você estiver indo a algum lugar
ou fazendo algo, e sua cabeça não estiver ocupada com aquilo, leia-os... Essa é
a sua conversa com Deus. A regra de oração é um guia, não algo a ser cumprido
com a obediência de um escravo. Você deve de todos os modos evitar a leitura
mecânica e formal. Ela deve ser sempre o resultado de um decisão livre e
refletida, realizada com consciência e sentimento, não de maneira negligente.
Você deve poder encurtar sua regra de oração quando necessário for. A vida em
família é cheia destas circunstâncias. Por exemplo, pela manhã e à noite você
pode ler as devidas orações memorizadas. Você pode até omitir algumas delas. Ou
pode até não ler nenhuma delas, fazendo, no lugar, várias reverências com uma
oração vinda sinceramente do seu coração. Você deve ser o mestre da sua regra
de oração, e não o seu escravo. Somos servos apenas de Deus; é a Ele que
devemos devotar cada minuto de nossas vidas.
A regra de
oração é uma concha protetora de uma oração. Uma oração é algo interior,
enquanto que a regra é apenas algo exterior. Mas da mesma forma que uma pessoa
sem corpo é incompleta, também a oração é incompleta sem uma regra de oração.
Devemos ter ambas, e cumpri-las o máximo possível. A lei indispensável: orar
dentro de si mesmo sempre e em todo lugar. No entanto, ler uma oração não pode
ser feito sem estabelecer um tempo, lugar e medida definidos para ela. É uma
combinação destes três elementos que constitui a regra de oração.
Portanto a
pessoa deve ser guiada pela razão quando decidir quando, onde e por quanto
tempo deve permanecer de pé orando, bem como que orações dizer. Pode-se
escolher isto de acordo com sua circunstância: se a pessoa pode passar mais
tempo na oração, reduzi-la ou alterar o tempo e o lugar da oração... O esforço
principal deve ser dirigido para a oração interior dita propriamente. É a
oração interior que deve ser dita incessantemente.
O que
significa uma oração incessante? Estar constantemente no espírito de oração
significa voltar os seus pensamentos e sentimentos a Deus. Pensar sobre Deus
significa guardar sempre em mente Sua onipresença, onipotência e capacidade de
ver tudo. Sentimentos para com Deus são o temor de Deus, amor a Ele, um desejo
fervoroso de agradar apenas Ele e de evitar tudo o que Lhe é desagradável. O
principal é entregar-se obedientemente à Sua vontade e aceitar tudo que
acontecer conosco como sendo algo enviado diretamente por Ele. É possível ter
esse sentimento para com Deus a qualquer hora, fazendo qualquer coisa e sob
quaisquer circunstâncias, se esse sentimento ainda não estiver sendo buscado,
mas já tiver sido estabelecido no coração.
Nosso
pensamento pode ser distraído para vários assuntos, mas mesmo assim pode
adquirir a habilidade de se agarrar a Deus enquanto estiver fazendo alguma
outra coisa e sentir a presença de Deus. Deve-se estar totalmente preocupado
com estas duas coisas: pensamentos e sentimentos para com Deus. Quando eles
estiverem lá, existe uma oração mesmo que sem palavras. A prática de dizer
orações pela manhã foi estabelecida exatamente para estabelecer nossa mente e
coração nestas duas coisas, para que mais tarde ao longo do dia possamos
iniciar nosso trabalho com elas. Se pela manhã sua alma for preenchida com
elas, então sua oração teve êxito, mesmo que você não tenha lido todas as
orações estabelecidas.
Suponha
que você começou o seu trabalho diário pela manhã. As primeiras coisas que você
começar a fazer tiram sua atenção de Deus. O que deve ser feito então? Você
deve refrescar seus pensamentos e sentimentos para com Deus através dos seus
apelos internos a Ele. E para fazer isto você deve se acostumar com sua
pequenina oração curta e repeti-la o mais frequentemente o possível. Qualquer
oração curta leva a isso. A melhor oração de todas é: "Senhor Jesus
Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim!" Você deve se acostumar com ela
e nunca deixar de dizê-la. Quando estiver estabelecida em você, esta oração se
transformará na força motriz e apelo a Deus com seu pensamento e sentimento.
Este é todo o itinerário dos seus assuntos de oração.
Os
iniciantes devem antes de tudo aprender como orar adequadamente segundo as
orações escritas, de modo a memorizarem pensamentos, sentimentos e frases de
oração. Isso é importante pois as palavras com as quais recorremos a Deus devem
ser boas e belas. Quando o iniciante obtiver êxito nisso, ele pode começar
tanto com as orações estabelecidas como com suas próprias orações.
Exemplos
de orações curtas são encontradas nas 24 pequenas orações do venerável João
Crisóstomo no fim das oração da noite. Você também pode escolher outras orações
curtas dos salmos, das orações litúrgicas, e pode até compilá-las você mesmo.
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