quarta-feira, 10 de setembro de 2014

O NOVO IDEAL NA EDUCAÇÃO


São Nikolai Velimirovic

"A Natureza cuida o suficiente do nosso senso individualista, deixando à Educação o cuidado de nosso senso pan-humanístico."

Senhoras e Senhores,
Se nós não desejamos a guerra devemos olhar para as crianças Esta é a única esperança e o único ponto de partida sábio. E não sem um profundo significado profético, de tal modo Cristo convidou as crianças para junto de Si. Em todas as calamidades mundiais, em todas as guerras, conflitos, inquisições e perseguições religiosas, em todas as horas de miséria e desamparo, Ele tem convidado, através dos séculos, as crianças para junto de Si. Eu estou certo, se todos derem ouvidos a Sua voz hoje, em meio aos trovões das armas, das paixões e das vinganças, ouviriam um mesmo chamado: Deixem as crianças virem para junto de Mim!—Não reis ou políticos, não jornalistas ou generais, não adultos, mas, crianças. E assim também hoje, quando nós perguntamos por um caminho para fora desse mundo miserável, quando nós in profundis das trevas atuais pedimos pela luz, e na tristeza pelo amanhã pedimos conselho e conforto, nós devemos olhar para as crianças e para Cristo.

 PORQUE NÃO REIS?

Por que Cristo não chamou os reis para junto dEle - os reis ou políticos, mão jornalistas ou generais? Porque eles estão engajados demais em um estado errados das coisas, e porque eles mesmos são altamente responsáveis por tal estado errado das e consequentemente é difícil para eles mudarem seus caminhos, seus corações e suas mentes. Seria muito difícil para Napoleão e Pitt ajoelharem-se juntos diante de Cristo epara se abraçarem. Sria quase impossível para Bismark and Gambetta caminharem juntos. Não seria menos impossível para o Para Monsenhor Loisy ou George Tyrell rezarem no mesmo banco. Todas as gerações estão carregadas com pecados e perdas. Essa é a razão porque Cristo vai somente de uma maneira pequena em todas as gerações, e então Ele se cansa e chama por uma nova geração – Ele chama por crianças. Cristo é sempre novo e fresco como as crianças são. Cada geração é estragada e corrompida por uma longa existência e por um árduo trabalho.
Mas para uma nova geração o mundo é realmente uma nova maravilha. Deus tem se mostrado apenas àqueles para quem o mundo é uma nova coisa, uma maravilha. Ninguém, que não admire este mundo como uma maravilha, pode achar Deus. Para o velho Haeckel não há Deus, apenas porque para ele não existe a maravilha. Ele finge conhecer tudo. Cristo significa nada para ele e ele nada significa para Cristo. Cada tola criança, acreditando em Deus e no seu maravilhoso mundo, tem mais sabedoria que o materialista professor alemão. Cristo está cansando de uma geração velha. Tristemente Ele chama por uma nova – por crianças. Em nossa aflição diária, eu penso, nós deveríamos multiplicar Sua voz, chamando por Ele, por uma nova geração e uma nova educação.

A EDUCAÇÃO QUE FAZ A GUERRA

É chamada por um nome muito atrativo, A educação individualista. O verdadeiro nome disso é exclusivismo ou egoísmo. Nenhuma religião da Ásia vangloriou-se de ter sido a origem de tal educação. Isso nasceu no coração da Europa, na Alemanha. Foi introduzida por Schopenhauer e Goethe. E posteriormente sustentado pelos biólogos, músicos, escultores, filósofos, poetas, soldados, socialista e sacerdotes alemães, pelos mais sábios e loucos além do Reno. Infelizmente França, Russia e mesmo a Grã-Bretanhã não foram isentas dessa perniciosa teoria da educação individualista.
As teorias sofistas de Atenas de outrora tem sido renovadas na Europa Central – o individuum é o objetivo final da educação. O individuum humano é de valor ilimitado, diz a interpretação alemã do Novo Testamento. A ciência materialista, contradizendo a si mesma, concorda nesse ponto com a teologia moderna. A arte em todos os seus ramos, apresentou-se como a expressão solitária do individuum, do artista. O socialismo moderno, contradizendo seu próprio nome, apoiou o individualismo fortemente em todos os departamentos do ativismo humano. Consequentemente a pedagogia moderna, baseada sobre a tendência geral, elevou o mesmo ideal individualista como o objetivo para ser alcançado pelas escolas, igrejas, estado e por muitas outras instituições sociais.

OS RESULTADOS DO ANTIGO IDEAL

A guerra é o resultado do antigo ideal de educação. Eu chamo de antigo porque ele acabou, eu espero, com essa guerra. O antigo ideal europeu de educação foi chamado de individualista. Esse ideal foi sustentado igualmente pelas igrejas pela ciência e pela arte. O individualismo extremo que surgiu na Alemanha mais do que em qualquer outro país, resultado do orgulho, orgulho reaultou em materialismo, materialismo em pessimismo. Colocando sobre uma base perigosa e falsa cada mal resultado obedecido muito naturalmente. Se minha podre personalidade é de um valor ilimitado, sem nenhum esforço e mérito próprio, porque eu não posso ser orgulhoso? Se o objetivo da história é produzir alguns poucos gênios, como Carlyle ensinou, porque eu não poderia pensar que eu tal gênios da minha geração, porque não deveria me orgulhar disso? Uma vez preenchido de orgulho em breve serei preenchido também pelos conceitos de outros homens. Exclusivismo e negação de Deus seguiram meu orgulho; chamados por um mundo científico materialista. Sendo um materialista, enquanto eu possuir alguma certeza de força física e intelectual, eu serei orgulhoso de mim mesmo. Mas assim que o meu corpo ou espírito são afetados por uma doença (pode ser apenas uma dor de cabeça ou de dente), eu mergulho em um pessimismo sombrio, sempre a sombra e o fim do materialismo. A Alemanha moderna foi, como vocês sabem, o coração do individualismo e consequentemente do orgulho, materialismo, ateísmo e pessimismo. O culto de personalidades fortes (hoje o Kaiser Wihelm II mantém a integridade da Alemanha na unidade durante esta Guerra, que não é o caso, quer na França ou Grã-Bretanha ou Rússia, onde a causa comum mantém a unidade.

A EDUCAÇÃO QUE FAZ A PAZ

Quando realmente as guerras acabaram na história do mundo? Assim que um novo ideal de educação for realizado. O que é esse novo ideal de educação que faz a paz? Eu o entregarei em uma palavra: Pan-humanismo. Essa palavra inclui tudo que eu gostaria.
O individualismo é como um tijolo, Pan-humanismo é como um edifício. Mesmo as grandes personalidades (seja Cézar, Rafael ou Lutero) são nada mais que um tijolo no edifício pan-humanista da história. As vidas dos indivíduos são apenas pontos, enquanto que a vida da humanidade é uma forma profunda, alta e larga.
Se as personalidades grandes e originais foram a intenção da história, penso que a história poderia parar com o primeiro homem sobre a terra, por nosso primeiro ancestral deve ter sido o mais marcante individuo que existiu. Os homens que vieram depois de Adão têm sido como seus pais e os outros. O Kaiser Wihelm II não é uma criarura tão interessante e impressionante como de longe foi o primeiro homem. Quano o Kaiser Wihelm II abre sua boca para falar, ele fala palavras que são conhecidas. Quando se move ou senta, quando come ou reza – tudo isso é um nuance somente do que outras pessoas fazem, tudo isso a partir de herança e imitação, é um valor bastante insiginificante e individual. Enquanto que todo som pronunciado pelo primeiro homem era completamente novo para o Universo; todo momento importante e dramático; cada olhar de seus olhos a descoberta de novos mundos; cada alegria ou tristeza violentamente sentida; cada esforço uma grande acumula’’cão de experiências. E assim por diante. Se um individuum extraordinário é o objetivo da história, a história pode acabar com a morte de Adão. Mas a história ainda continua. Por quê? Apenas porque Adão não era esse objetivo, mas a humanidade; não um, dois ou dez heróis, mas, milhões e bilhões de criaturas humanas; não apenas alguns grandes homens, mas todos os homens, todos juntos, todos sem exceções.
Deste ponto de vista nós precisamos obter o novo ideal de educação. O próposito da educação não é formar grandes personalidades, mas formar tijolos para o edifício, ou seja, fazer membros adequados de um corpo coletivo e trabalhadores adequados para o trabalho coletivo.

TRABALHOS COLETIVOS

São superiores que as obras pessoais. Um aluno da escola antiga e individualista se oporia:
Ele: o que você acha da obra de Ibsen?
Eu: Eu acho que é incomparavelmente menor do que as antigas lendas escandinavas.
Ele: Você não acha que Alfredo, o Grande foi o verdadeiro criador do Reino Inglês?
Eu: Nunca. Milhões e milhões de seres humanos estão incluídos na construção daquilo que nós chamamos de Inglaterra, ou a História Inglesa, ou Civilização Inglesa.
Ele: E o que dizer do homem que construiu a Catedral de São Paulo?
Eu: É um trabalho coletivo, assim como todas as grandes obras que foram feitas. A arquitetura da Catedral de São Paulo foi feita com os estilos antigos, e nenhum estilo na arquitetura jamais foi inventado ou criado por uma pessoa, mas por gerações e gerações.
Ele: E o que dizer de Victor Hugo e Milton? Eles não são grandes poetas?
Eu: Sim, eles são, se comparado com certos poetas menores, mas eles não são grandes se comparados com a poesia popular da Índia ou Grécia. Mahabarata, o Corão, e Zend-Avesta, e a Bíblia, esses são produtos de esforços coletivos - portanto, são superiores a todos os esforços pessoais.
Ele: Você não aprecia os grandes economistas e o que eles fizeram para a família, e o bem-estar em geral?
Eu: Certamente sim; mas seus trabalhos são demasiadamente superestimados. Não se trata de um punhado de escritores econômicos, como Adam Smith e Marx, mas o gênio comum de gerações e gerações que organizaram a casa, definiram os móveis, criaram a culinária, construiram as cidades, inventaram os jogos, prazeres, costumes, língua, etc
Ele: Você concorda, penso eu, que Shaljapin e Caruso têm vozes maravilhosas, não é?
Eu: Sim, eu concordo. Mas você não concorda que um coro de milhões de vozes humanas seria algo muito mais marcante e maravilhoso do que qualquer cantor solo desde o início dos tempos?
Ele: Você não acredita na sabedoria dos homens sábios, como Kant e Spencer?
Eu: Não, eu não acredito. Eu acho que é incomparavelmente mais saudável e aplicável a sabedoria contida nos ditos populares, provérbios, parábolas e contos das nações, cultivadas e não cultivadas, na Macedónia, Arménia, Ceilão, Nova Zelândia, Japão, etc., do que em algumas dezenas de os maiores pensadores da Europa.
Ele: Então quem, na sua opinião, é um grande homem?
Eu: Um homem bom é um grande homem para mim, aquele que está consciente de que ele é uma célula em um organismo pan-humano, ou um tijolo na construção da história humana. Tal homem é mais homem de verdade e de futuro do que qualquer conquistador, que pensa que uma centena de milhões de pessoas e centenas de anos esperaram por ele só pela sua orientação, seu trabalho, ou sua sabedoria.
É isso que eu diria a um aluno individualista na educação. E no final, eu gostaria de lembrar-lhe de Cristo e seu chamado pelas crianças, e do novo ideal de educação, do pan-humanismo o qual se mantém acima individualismo, e do trabalho coletivo de pessoas que está acima todo o trabalho individual e mérito.

A EDUCAÇÃO COMO UM ASSUNTO INTERNACIONAL

É bastante surpreendente e triste que outras coisas possam ser discutidas e resolvidas como assuntos internacionais, antes da educação. No entanto, você tem centenas de coisas reguladas por leis internacionais, e entre estas centenas de coisas, a educação ainda não é reconhecida. Você tem a Instituição Internacional da Cruz Vermelha, as leis internacionais sobre comércio, pesca, turismo, direitos autorais, crimes políticos, atrocidades em tempo de guerra, etc. Mas esta guerra mostra claramente que a educação - antes da qualquer outra coisa - deveria ser um assunto de consideração e regulamentação internacional. Eis aqui, como ilusória são todas as restrições internacionais, quando a educação de uma nação é excluída, sem qualquer controle! Quando a educação Nietzschiana na Alemanha ensina a juventude alemã a desprezar todos os vizinhos, todas as nações e raças como os inferiores, como você pode esperar que os alemães a respeitem as leis e regulamentos de guerra sobre a Bélgica, sobre submarinos - e Zeppelins -, e uso de balas dum-dum e de gases venenosos? Se há algo a aprender com esta guerra é sem dúvida isto: A educação da juventude em todos os países do mundo, deve-se tornar um caso internacional de primeira importância.

O CZAR RUSSO, SR. CARNEGIE E NOBEL

O czar russo sugeriu a Conferência de Paz de Haia. Sr. Carnegie construiu um Salão de Paz maravilhoso, formou várias comissões para a investigação das crueldades de guerra durante a guerra dos Balcãs, e fundou muitas bibliotecas públicas para a instrução dos pobres. O nobre Nobel deixou sua grande fortuna em apoio das melhores obras da literatura ou da ciência que têm por objectivo o bem geral da humanidade. Se eu fosse ou o czar russo ou o Sr. Carnegie ou Professor Nobel faria nenhuma das três coisas mencionadas, mas eu gostaria de dar sugestões e apoio material a uma Junta Internacional de Educação.
Essa é a questão de se começar para consolidação do mundo. Lamento dizer que nenhum destes três grandes amigos da humanidade escuta as palavras proféticas de Cristo: Deixe que as crianças venham a mim! e nenhum deles chegou a entender que reformas sociais ou fundações filantrópicas da humanidade não são possíveis de acontecer -até mesmo iniciar - exceto através das crianças. A Conferência de Paz, sendo antes um tribunal do que qualquer outra coisa, é espancado pela educação guerreira descontrolada da nação alemã. Livros de Carnegie foram lidos por pessoas adultas que já tinham um sentido na vida, e o Hall de Paz do Carnegie em Haia ainda é um escritório sem negócios. O Prêmio Nobel foi dado também para alguns professores alemães, que são responsáveis ​​pela nova pedagogia na Alemanha.

MÃES, PATRIOTAS E SACERDOTES

Estes três podem ser os melhores partidários possíveis ou os piores inimigos de seu esquema educacional. As mães, por natureza, adoram seus filhos e estimulam seu individualismo. Os patriotas tentam relacionar todo o coração e a imaginação de uma criança para o seu próprio país. Sacerdotes pedem toda a simpatia de uma criança para o seu credo e sua igreja. Ser individualista, ser um patriota e crente são dons naturais de uma pessoa saudável. Mas o amor maternal exagera muitas vezes o individualismo de uma criança e faz com que essa seja egoísta; patriotismo quando exclusivamente cultivado degenera em chauvinismo; e a educação exclusiva da igreja cria um intolerante. Estes três tipos de pessoas (infelizmente! a maioria), egoístas, chauvinistas e intolerantes, serão contra um esquema internacional de educação. Mas você deve dizer para as mães sensatas: A educação internacional de seu filho não vai acabar com sua individualidade, mas, pelo contrário, vai usá-la para o melhor proveito para a humanidade e para si mesmo. Você é um inimigo do seu filho se você o educa para ser um egoísta. No egoísmo se tem a pior companhia nesta vida, a companhia que leva ao pessimismo e desgosto da vida.
Você deve dizer aos patriotas sensatos: educação internacional aprova o patriótico como uma inclinação natural; a nova educação somente pretende fazer uma janela em cada pátria para que a criança possa ver os seus vizinhos e esticar sua mão para cumprimentá-los.
E tens de dizer aos sacerdotes sensatos: A Junta Internacional de Educação permitirá que todas as crianças vá para a sua própria igreja e aprender o catecismo de seu próprio pároco; mas serão trazidas em contato com as crianças de diferentes credos, e vai rezar com eles sobre a terra geral de todos os credos.

A JUNTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO.

1. É composta pelos representantes de todos os conselhos de educação no mundo.
2. Os membros do conselho devem representar oficialmente seu próprio país.
3. O conselho será apoiado materialmente pelos respectivos Governos, e vai dispor de uma grande fortuna a partir de heranças privadas. Pois todos os filantropos e pacificadores e simpatizantes da paz vai apoiar uma instituição desse tipo, em vez de qualquer outra no mundo.
4. A autoridade deste conselho será igual a autoridade de um congresso político internacional.
5. Seu dever será o de controlar a educação em todo o mundo, banindo ou restringindo o individualismo, o egoísmo, o chauvinismo, a intolerância e promovendo por todos os meios o pan-humanismo, desenvolvendo a mente para o trabalho coletivo, a ajuda mútua, a bondade pessoal, humildade e grandeza social.

PARA UNIR AS CRIANÇAS DO MUNDO.

Deixe que eles se conheçam o mais rápido possível; Quero dizer, as crianças da Inglaterra e as crianças da Sérvia, as crianças da Rússia e as crianças da França. Para que eles conheçam uns aos outros e notem que todos são seres humanos, e que todos possam sorrir em simpatia uns com os outros. Deixe-os viajar para os países dos outros. Quero dizer, as crianças da Alemanha e as crianças da Itália, as crianças do Japão e as da Escandinávia.  Deixe que eles vejam que cada ponto da Terra é maravilhoso de sua maneira, e quão digno de amor e de patriotismo. Quando é que as empresas ferroviárias e empresas do navio irão dizer: Deixai as crianças virem até nós? Quando eles providenciarão os melhores trens, melhor do que os trens reais, o mais cômodo e decorado com flores e bandeiras de nações diferentes, com uma bandeira especial da União Mundial da Criança? Quando chegar o momento que a maravilhosa comunicação moderna começar a ajudar as crianças a conhecerem uns aos outras e fazer visita uns aos outras, neste momento é que a invenção do vapor e a eletricidade se justificará.  Na transferencia de tropas e a facilitação do crime, não se justifica. Deixe que as palavras das comunicação não existam só pelo crime ou pelo pão; faça-as em prol da paz e das almas.
Deixe que eles cantem juntos, cada um em sua própria língua; Eu me refiro as crianças do Oeste e do Leste, do Norte e do Sul. Você deve ter visto no outro dia, na Mansion House, quando os meninos ingleses e sérvios se reuniram e ouviram os ingleses cantando em sérvio e os sérvios cantando em inglês, e você provavelmente ficaria fascinado pela doce revelação do mundo futuro.
Deixe que as crianças do Leste e Oeste, do Sul e do Norte, orem juntos. Por que não? Traga-os, milhares deles, a uma montanha, sobre a qual os nossos antepassados ​​rezavam, e lhes permitam se ajoelhar ao pôr do sol e que cantem alguma oração comum, que todos sabem, ou, se eles não têm esse tipo de oração comum em seus credos, deixe que apenas se ajoelhem e rezem silêncio! Tal oração silenciosa vai fazer mais bem do que qualquer discussão antiga de mil anos sobre religião. É muito fácil convencer todas as crianças do mundo, só por serem crianças, que elas possuem um Pai Celestial, e que devem enviar as suas orações a ele. Mas mesmo se eles enviam suas orações em direções diferentes, elas chegarão ao mesmo lugar. Todas as orações, não importa de onde e quando foi enviada, sempre irá da mesma maneira.
Deixe que as crianças do gelado norte troquem correspondecia com aquelas de regiões tropicais. Milhões de cartas são escritas e enviadas a cada dia, são utilizadas para o absurdo e o mal. A comunicação por cartas vai justificar-se muito mais por pelas crianças, com verdade e o amor, do que carregando notas diplomáticas pérfidas ou mensagens que significam absurdos. Um dos eventos inesquecíveis na Sérvia durante a guerra aconteceu em 1914 no dia de Natal, quando um navio americano chegou e trouxe presentes e cartas de crianças da América para as crianças da Sérvia. Esta mensagem maravilhosa produziu uma emoção imaginável entre as crianças sérvias. Elas se ocupuram, ficaram muito ocupadas por algumas semanas, lendo cartas amigáveis ​​de tão longe, e respondendo-as. Estou certo de que vão esquecer muitos acontecimentos tristes da guerra, mas nunca se poderão esquecer estas cartas maravilhosas e surpreendentes, que fez mais para a paz do que qualquer das comissões onerosas de investigação de crueldades de guerra, ou qualquer um dos luxuosos e vazios, apesar de maravilhosos, salões da paz de Carnegie.
Deixe que as crianças, representantes de todos os países do mundo, cheguem a Haia para realizar o Congresso Internacional da Paz. O programa deste Congresso deve ser: cantar, tocar, dançar, sorrir e orar. Eles vão se conhecer como amigos e falarão cada um na sua língua nativa, e irão entender um ao outro muito bem como amigos sempre se entendem. Conferência da Haia das crianças vai promover a paz mundial mais do que a Conferência da Haia composta de inimigos, importunados pela entre si pela educação obrigatória e mau francês.
Mas, você vai se perguntar: quem é que vai organizar e executar tudo isso? A Junta Internacional de Educação.
Mas, você vai se perguntar, vai ser muito caro? Sim, mas, supondo que vai ser tão caro quanto a guerra, para a qual das duas você prefere dar dinheiro - para uma experiência salvadora ou para uma guerra? Contudo, tenho certeza de uma coisa, custará menos que uma guerra.

CONTROLE INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO.

Se você não tomar cuidado para a educação de um país, todas as outras precauções internacionais para a paz e a compreensão mútua serão ilusórias.
Uma Junta Internacional de Educação deve controlar os programas de educação de todos os países. Deve observar o princípio que prevalece em todos os programas de ensino, ou seja, o princípio do Pan-humanismo. Ela não deve interferir quanto à forma de educação, não, longe disso, mas observar a unidade do princípio da educação sobre todo o globo. Deve cuidadosamente evitar todas as palavras de ordem que criam separações e guerras, como "Alemanha, Alemanha sobre tudo!" A criança deve amar o seu próprio país, mas deve saber também que o seu país não é algo maior que todas as outras coisas. Deve ser ensinado que Deus e a humanidade estão acima do seu país.
Ela deve controlar não apenas os programas governamentais de educação, mas também deve observar as mães, os patriotas e padres. Deve tentar ter essas três potências não como inimigos, mas como aliados e missionários de uma educação superior e pan-humana.

O TERCEIRO ESTÁGIO DA EDUCAÇÃO EUROPÉIA.

Existem três etapas da educação na Europa Cristã:
1. Obediência obrigatória. Na Idade Média, quando os homens eram obrigados ao trabalho em comum pela autoridade da igreja e da nobreza.
2. O experimento com o individualismo. Desde o Renascimento, especialmente desde Rousseau - uma personalidade que colocou como centro e objetivo da educação, o repúdio a toda e qualquer compulsão.
3. Obediência voluntária. É a educação de amanhã. É uma fase em que todos os homens verão a sua missão em seu trabalho coletivo, e, portanto, voluntariamente, se prenderão no organismo panhumano, mergulhando suas personalidades imaginativas e pontuais em uma grande personalidade e mística da humanidade.
A obediência voluntária significará uma escravidão voluntária. Nós vamos ser escravos novamente, mas não por compulsão real ou papal, mas pela nossa boa vontade; vamos ser escravos como as partes de um corpo são escravos e servos uns dos outras, e, como os tijolos são escravos e servos de um grande edifício. Vamos ser "prisioneiros do Senhor", como diz São Paulo, ao invés de, como hoje, prisioneiros de nossos sonhos, imaginações e ambições.
Esta guerra fechará um período de uma educação errada, e vai abrir um período de um caminho certo. Ele vai abrir os nossos olhos para que possamos ver como todos nós somos um, e como o maior de nós não é nada mais do que uma célula maior no imenso organismo da história.
 Não há esperança no futuro naquilo que os políticos ou generais estão lutando agora. A única esperança e garantia está nas crianças. Uma nova educação na bondade pessoal direcionada para a grandeza social é a única guerra saudável. Portanto, vamos olhar para as crianças!

Dircurso proferido em 16 de julho de 1916.
por
 SÃO NIKOLAI VELIMIROVIC

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