As 24
orações de São João Crisóstomo
Segundo
as horas do dia e da noite:
Senhor, não me prives dos Teus excelentes dons celestiais. Senhor, livra-me dos tormentos eternos. Senhor, se pequei com a mente e com os pensamentos, em palavras e atos, perdoa-me. Senhor, livra-me de toda a ignorância, esquecimento, pusilanimidade, e insensibilidade empedernida. Senhor, livra-me de toda tentação. Senhor, ilumina o meu coração que os desejos malignos turvaram. Senhor, como homem eu pequei, mas Tu, como Deus compassivo, tem piedade de mim ao veres a enfermidade da minha alma. Senhor, envia a Tua graça em meu socorro para que eu possa glorificar o Teu santo nome. Senhor Jesus Cristo, escreve meu nome, Teu servo no Livro da Vida e concede-me um bom fim. Senhor meu Deus, mesmo não tendo feito nada de bom à Tua vista, concede-me ainda pela Tua graça ter um bom começo. Senhor, derrama sobre o meu coração o orvalho da Tua graça. Senhor do céu e da terra, no Teu reino, lembra-Te de Teu servo pecador, vergonhoso e impuro. Amém.
Senhor, não me prives dos Teus excelentes dons celestiais. Senhor, livra-me dos tormentos eternos. Senhor, se pequei com a mente e com os pensamentos, em palavras e atos, perdoa-me. Senhor, livra-me de toda a ignorância, esquecimento, pusilanimidade, e insensibilidade empedernida. Senhor, livra-me de toda tentação. Senhor, ilumina o meu coração que os desejos malignos turvaram. Senhor, como homem eu pequei, mas Tu, como Deus compassivo, tem piedade de mim ao veres a enfermidade da minha alma. Senhor, envia a Tua graça em meu socorro para que eu possa glorificar o Teu santo nome. Senhor Jesus Cristo, escreve meu nome, Teu servo no Livro da Vida e concede-me um bom fim. Senhor meu Deus, mesmo não tendo feito nada de bom à Tua vista, concede-me ainda pela Tua graça ter um bom começo. Senhor, derrama sobre o meu coração o orvalho da Tua graça. Senhor do céu e da terra, no Teu reino, lembra-Te de Teu servo pecador, vergonhoso e impuro. Amém.
Senhor,
aceita-me em penitência. Senhor, não me abandones. Senhor, não me deixes cair
em tentação. Senhor, concede-me bons pensamentos. Senhor, concede-me lágrimas,
lembrança da morte e contrição. Senhor, concede-me confessar meus pecados.
Senhor, concede-me humildade, castidade e obediência. Senhor , concede-me
paciência, coragem e mansidão. Implanta em mim, Senhor, a raiz do bem, o temor
de Ti em meu coração. Concede-me, Senhor, amar-Te com toda a minha alma e toda
a minha mente, e em tudo fazer a Tua vontade. Protege-me, Senhor, dos homens
maldosos, dos demônios, das paixões e de todas as coisas impróprias. Senhor, Tu
sabes que tudo é feito segundo a Tua vontade: que a Tua vontade seja feita em
mim também pecador, pois Tu és bendito pelos séculos dos séculos. Amém.
Uma
oração dada por Deus:
O que mais pode ser dito sobre a oração? - Há uma oração que é feita pelo homem, e há uma oração que é concedida por Deus para o homem que ora. Quem não conhece a primeira? Você deve conhecer esta segunda também, pelo menos na sua forma inicial. No começo, quando o homem está voltando-se para Deus, sua primeira tarefa é orar. Ele começa a ir à igreja, e em casa lê as orações que estão no livro e as que sabe de cor. Mas seus pensamentos se distraem e ele não consegue controlá-los. E no entanto, quanto mais ele se empenhe em suas orações, mais equilibrados ficam seus pensamentos e sua oração se torna mais clara.
O que mais pode ser dito sobre a oração? - Há uma oração que é feita pelo homem, e há uma oração que é concedida por Deus para o homem que ora. Quem não conhece a primeira? Você deve conhecer esta segunda também, pelo menos na sua forma inicial. No começo, quando o homem está voltando-se para Deus, sua primeira tarefa é orar. Ele começa a ir à igreja, e em casa lê as orações que estão no livro e as que sabe de cor. Mas seus pensamentos se distraem e ele não consegue controlá-los. E no entanto, quanto mais ele se empenhe em suas orações, mais equilibrados ficam seus pensamentos e sua oração se torna mais clara.
E ainda
assim, a atmosfera da alma não ficará purificada até que seja acesa com uma
pequena chama de espiritualidade. Esta chama é uma amostra da graça de Deus,
mas é concedida a todos, não apenas aos escolhidos. Esta chama aparece como
resultados de um certo estado de pureza no todo do sistema moral da pessoa que
busca. Quando esta chama é acesa, e o coração retém dentro de si um calor
constante, ela detém a desordem dos pensamentos. A alma experimenta o que
aconteceu com a mulher que tinha um fluxo de sangue: "... e imediatamente
seu sangramento parou" (Lucas 8:44). Neste estado, a oração se transforma
mais ou menos em uma oração incessante. A oração de Jesus serve como mediadora
para esta oração incessante. E este é um limite até o qual a oração feita pela
pessoa pode ir.
A próxima
etapa deste estado é quando a oração domina a pessoa, e já não é criada por
ela. O espírito de oração cativa a pessoa e leva-a consigo para dentro de seu
coração, como que se alguém a tomasse pela mão e a fizesse ir de um quarto até
o outro. A alma fica presa lá por alguma força exterior e permanece lá dentro
por vontade própria enquanto é dominada pelo Espírito que a cativou. Eu conheço
dois graus deste enlevo. No primeiro a alma é capaz de ver tudo, percebe a si
mesma e sua posição exterior conscientemente, é capaz de raciocinar e se
controlar, e até mesmo de cessar este estado se assim desejar.
Os Santos
Padres, em especial Santo Isaac da Síria, descreveram também um outro estágio
da oração que é dada do alto e domina a pessoa. Neste estágio a alma também é
dominada pelo espírito de oração, mas é carregada a tais esferas de contemplação
que se esquece de sua posição exterior, não tem o poder de raciocinar,
controlar ou cessar este estado, apenas de contemplar. Tal estado é mencionado
no "Livro dos Santos Padres", no qual é descrito o caso de uma pessoa
que começou a orar antes do jantar e recobrou os sentidos apenas pela manhã.
Isto é exatamente o que chamamos de uma oração em êxtase, ou uma oração
contemplativa. Em tal estado algumas pessoas ficavam cercadas por luz, ou seus
rostos ficavam iluminados, algumas eram elevadas do chão. O Santo Apóstolo
Paulo foi arrebatado aos céus neste estado.
Esclarecimento
de alguns pontos difíceis:
Você escreve, "Minha oração feita com o livro piorou." - Isto não é uma perda: mesmo que você nunca mais pegue o livro de orações novamente. Um livro de orações é algo como um livro de frases em francês, por exemplo. Você decora os diálogos até que possa se expressar fluentemente, e depois de aprender a falar você esquece aquelas frases. Da mesma maneira precisamos de um livro de orações até que chegue o tempo em que a alma começa por si mesma a rezar, depois do que podemos deixar o livro de orações de lado. Porém, quando sua própria oração não estiver fluindo livremente, seria bom dar uma mexida nela orando com a ajuda do livro.
Você escreve, "Minha oração feita com o livro piorou." - Isto não é uma perda: mesmo que você nunca mais pegue o livro de orações novamente. Um livro de orações é algo como um livro de frases em francês, por exemplo. Você decora os diálogos até que possa se expressar fluentemente, e depois de aprender a falar você esquece aquelas frases. Da mesma maneira precisamos de um livro de orações até que chegue o tempo em que a alma começa por si mesma a rezar, depois do que podemos deixar o livro de orações de lado. Porém, quando sua própria oração não estiver fluindo livremente, seria bom dar uma mexida nela orando com a ajuda do livro.
Você deve
temer o deslumbramento. Ele acontece com aquelas pessoas que ficam orgulhosas
pensando que, já que sentem o calor nos seus corações, isto significa que
alcançaram a perfeição mais elevada. Mas isto é apenas o começo, e um começo
instável, visto que o calor e o apaziguamento do coração podem ter também uma
origem natural, como o resultado de uma diligência sincera. Mas a pessoa deve
se empenhar mais e mais, esperar mais e mais até que o estado natural seja
substituído por aquele que é concedido pela graça de Deus. A pessoa não deve
achar nunca que alcançou alguma coisa, mas devemos enxergar nós mesmos como
sendo pobres, nus, cegos e imprestáveis.
Você
reclama que a sua oração é curta. - Mas você pode rezar não apenas ficando de
pé diante dos ícones, já que qualquer ascensão da sua mente e coração até Deus
constitui uma oração verdadeira. E se você fizer issto enquanto estiver fazendo
alguma outra coisas, significa que está orando. São Basílio o Grande trata da
questão de os Apóstolos estarem em oração incessante da seguinte maneira: não
importa o que estivessem fazendo, estavam pensando sobre Deus e vivendo em
devoção permanente a Ele. Este estado da sua espiritualidade era de fato sua
oração incessante. Eis um exemplo. Como outrora lhe escrevi, exigências
diferentes são apresentadas para pessoas que trabalham e pessoas que ficam à
toa em casa. A principal preocupação das pessoas ocupadas é de não se permitir
sentimentos ruins enquanto estão fazendo seu trabalho e tenar devotar todos os
seus sentimentos a Deus. Esta devoção então se transformará em uma oração.
Lemos que o sangue de Abel clama a Deus. Do mesmo modo, tudo que fazemos em
devoção a Deus clama a Ele. Quando alguém eviou um prato de comida para um
ancião, ele disse: "Isto cheira muito mal!" A comida, porém, era
muito boa e fresca. Eles lhe perguntaram: "Como pode?" Ele explicou
que ela não fora enviada por uma pessoa boa, e não fora enviada com sentimentos
bons. As pessoas cujos sentimentos estão apurados sentem isso. Assim parece
que, da mesma forma que um bom perfume é exalado por boas flores, também as
coisas boas feitas com uma boa disposição exalam um aroma, que sobe como o
incenso durante os ofícios divinos.
Você
escreve sobre uma insensibilidade espiritual dos sentidos na oração. - Isto é
uma grande perda! Dê-se o trabalho de despertar seus sentimentos. Nossas
obrigações nos deixam apenas um tempo mais curto para fazer a oração, mas não
nos obrigam a um empobrecimento da oração interior - este útimo é imperdoável.
Você pode agradar a Deus com pouco, mas este pouco deve vir do seu coração.
Eleve sua mente a Ele e diga com arrependimento: "Ó Senhor, tem piedade de
mim! Ó Senhor, abençoa-me! Ó Senhor, ajuda-me!" - esta é uma exclamação
piedosa. E se o sentimento para com Deus é reavivado e estabelecido no seu coração,
então isto será uma oracção incessante sem palavras e sem ficar de pé e ler
orações na frente dos ícones.
Sua
consciência está preocupada por dizer as orações com pressa? - Isto é justo!
Por que dá ouvidos ao Inimigo? É ele que estimula: "Depressa, mais
rápido..." É por isso que você não sente nenhum fruto na sua oração. Faça
para si mesmo uma regra de não se apressar e dizer cada palavra da oração com
entendimento e, se possível, sentimento. Aceite esta tarefa com tanta resolução
quanto um comandante-chefe que não permitiria nenhuma objeção. O Inimigo
sugeriria: você precisa fazer isto e aquilo, e você deve apenas dizer para si
mesmo: "Sei disso sem a tua tentação, vá embora..." E então verá quão
próspera sua oração será. De outra maneira, você terá apenas a regra de oração,
mas não a oração em si. É apenas a oração que alimenta sua alma.
Você deve
checar no relógio o tempo dedicado para a oração que é dita calmamente e verá
que ela requer apenas alguns minutos, enquanto que uma oração apressada traz
muito prejuízo.
Quando
repentinamente lhe ocorrer um pensamento ruim - esta é uma flecha atirada pelo
Inimigo. Ele a atira tentando distrair você da oração e ocupar sua mente com
algumas coisas mundanas.
Se você começar a se concentrar neste pensamento, o
Inimigo começará a criar várias histórias na sua mente de modo a manchar sua
alma e estimular na pessoa alguns malignos pensamentos passionais. Portanto há
apenas uma regra para isso: expulse rapidamente este pensamento e volte sua
atenção para a oração.
Todas as
nossas orações chegam até Deus? - Uma oração nunca é desperdiçada, independente
de o Senhor nos conceder o que estamos pedindo ou não. Devido à nossa
ignorância, freqüentemente estamos pedindo algo que nos traria prejuízo, e não
benefício. Ao não atender esse pedido, o Senhor nos concede-nos alguma outra
coisa pelo nosso esforço de oração, e Ele o faz de maneira imperceptível. É por
isso que uma frase como esta: "Você reza a Deus, mas o que conseguiu com
isso?" não faz sentido algum. A pessoa que ora está pedindo alguma coisa
específica a Deus. Se Deus sabe que a realização da súplica eventualmente
prejudicaria a pessoa, Ele não concede o desejo e assim nos faz o bem; pois se
Ele tivesse atendido aquela súplica, isto teria feito muito mal àquela pessoa.
Cuidado com as armadilhas entre as quais você está andando neste mundo
enganador!
Sobre a Oração de Jesus:
Desde tempos imemoriavelmente antigos, Cristãos fervorosos repetiam curtas
invocações a Deus para que orassem incessantemente e afastassem pensamentos
errantes ociosos. Estas eram várias orações. São Cassiano disse que no Egito
todos os Cristãos dizem: "Ó Deus, me ajude, ó Senhor, concede-me Teu
auxílio." São Ioanício repetia constantemente: "Minha esperança é o Pai,
meu refúgio, o Filho, minha proteção, o Espírito Santo; Santíssima Trindade,
glória a Ti." Outra pessoa disse: "Como homem pequei, mas Tu, como
Deus misericordioso, tem piedade de mim."
Certamente
havia também outras orações curtas similares. Com o tempo, a oração de Jesus se
estabeleceu e se tornou amplamente usada por todos: "Senhor Jesus Cristo,
Filho de Deus, tem piedade de mim, um pecador." O objetivo desta oração é
o mesmo das outras: manter a mente voltada para Deus. Ao mesmo tempo, deve-se
lembrar que dizer a oração de Jesus é apenas uma ferramenta ou obra que
demonstra um forte desejo de encontrar o Senhor.
Todos se
beneficiarão dizendo a oração de Jesus. Aqueles que integram as ordens
monásticas devem repeti-la o tempo todo. Portanto não há perigo algum na oração
em si, se é dita com reverência. No entanto, o que é perigoso é o
"trabalho artístico" (isto é, alguns truques artificiais) inventados
para acompanhar esta oração. Por exemplo, enquanto dizem a oração de Jesus,
algumas pessoas colocam sua mão sobre a mesa e concentram sua atenção debaixo
de seu dedos - isto é uma esquisitice inconsistente. Ou então, eis aqui outro
capricho: tocar o dedo da sua mão direita contra a palma da sua mão esquerda e
assim tentar concentrar a mente na oração.
A primeira
pessoa a escrever sobre a execução "artística" da oração de Jesus foi
São Gregório do Sinai, no século XIII... Foram estes truques que afundaram
algumas pessoas em um estado delirante de encantamento, enquanto outras, por
mais estranho que pareça, em um estado constante de luxúria. É por isso que
estes truques devem ser reprovados e condenados absolutamente. E devemos urgir
a todos a ensinar todas as pessoas a aclamar o dulcíssimo nome do Senhor de um
modo simples e sincero.
A essência
da oração é fácil de explicar. Faça com que seu coração e sua mente se
apresentem diante do Senhor e supliquem a Ele: "Senhor Jesus Cristo, Filho
de Deus, tem piedade de mim, um pecador." Esta será a sua obra de oração.
O Senhor verá quem ora piedosamente e concederá à pessoa que ora uma oração
espiritual de acordo com seu zelo. Esta oração espiritual é na verdade o fruto
da graça do Espírito Santo. Isto é tudo que precisamos dizer sobre a oração de
Jesus. Todo o resto que foi inventado nada tem a ver com ela: é o Inimigo que
está tentando nos distrair da oração.
Conclusão
Portanto,
a essência da oração consiste em dirigir-se a Deus com atenção e suplicar a Ele
com um sentimento caloroso e sincero - quer você esteja expressando sua
gratidão, arrependimento ou alguma outra coisa em sua oração. Se não houver tal
sentimento, então não há oração verdadeira.
De modo a
aprender a rezar, reze com mais freqüência e mais zelo e aprenderá: não
precisará de mais nada. Se trabalhar duro e com paciência, com o tempo
adquirirá a habilidade de orar sem cessar. Faça disso o seu objetivo - buscar e
buscar. O Senhor está perto de você. Mantenha Deus sempre na sua mente e tente
sempre ver o Senhor diante de si e venerá-Lo.
Quando
pensamentos perturbadores vierem até você durante a oração, afaste-os; se eles
persistirem, expulse-os novamente... e seja desta maneira em tudo. Esta é uma
obra de sobriedade. Esforce-se a manter no seu coração um espírito religioso.
Quando seu coração é dominado por um sentimento, pensamentos vãos não o
perturbam.
Quando começamos
a escrever, isso acontece com esforço e com o desejo de realizar uma obra
corretamente. Da memsa forma devemos aprender a orar através do esforço e da
persistência. Uma oração não virá por si mesma, você precisa aprendê-la, como
que se sua alma fosse aquecer-se ao esfregá-la. Quando o calor vier, seus
pensamentos se acalmarão, e sua oração se tornará pura. Tudo vem através da
graça de Deus. É por isso que precisamos orar ao Senhor para que Ele nos
conceda a oração.
No que diz
respeito à regra de oração, você pode escolher qualquer uma delas, desde que
esteja
mantendo sua alma em reverência a Deus.
Seria bom
se acostumar a suplicar a Deus com orações curtas durante o dia. A principal
oração dentre todas elas é a oração de Jesus, "Senhor Jesus Cristo, Filho
de Deus, tem piedade de mim, um pecador." Aprenda as 24 orações da São
João Crisóstomo e ora a Deus com elas. Utilizar orações curtas concentra sua
atenção, e perfaz todas as suas necessidades espirituais.
Não
esqueça que a força da oração é o "espírito contrito", isto é, o
estado no qual seu coração está repleto de arrependimento e humildade.
Entreguem-se nas mãos de Deus e Ele nunca os deixará. Enquanto estiver orando,
você não deve tentar visualizar Deus ou a Mãe de Deus, ou os santos, ou os
anjos, ou qualquer outra visão; apenas ore tendo a certeza de que Deus e os
santos escutam sua oração. Como eles conseguem escutar? De que vale discutir
isto? Eles simplesmente escutam, e isso é tudo. Se você começar a criar várias
imagens na sua mente, surge o perigo de rezar para alguma fantasia. Como
podemos visualizar algo que nunca vimos? E também, o estado no qual os santos
se encontram naquele outro mundo é tão diferente de qualquer coisa que nos é
familiar que todas as nossas visualizações estão destinadas a ser fraudulentas
e equívocas. É por isso que devemos nos acostumar a dizer uma oração sem criar
imagens nas nossas mentes.
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